Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Preço do Bitcoin pode estar sendo manipulado: entenda!

Preço do Bitcoin pode estar sendo manipulado de acordo com professor de universidade americana: entenda o que está acontecendo

De acordo com o professor da Universidade do Texas, o preço do Bitcoin pode estar sendo manipulado. Em 2018, John Griffin escreveu um artigo mostrando que o preço da criptomoeda estava sendo manipulado por apenas uma pessoa.

Agora, durante entrevista dada a Fortune, Griffin afirma que o mesmo está acontecendo. O professor destaca que apesar das notícias negativas dos últimos tempos no mercado de ativos digitais, o Bitcoin continuou crescendo.

Para ele, isso é um indício de que o preço do ativo está sendo inflado artificialmente. Além disso, explica que ocorre porque a criptomoeda está em um ambiente fechado e não é utilizada para compras do dia a dia.

Preço do Bitcoin está sendo manipulado diz professor

No primeiro artigo de Griffin, ele mostra que uma outra moeda digital foi usada para inflar o preço do Bitcoin: a Tether. De acordo com ele, a emissão dessa moeda sem nenhum lastro, permitiu uma inflação do valor das criptomoedas.

Na matéria publicada na quinta-feira (02), o professor diz à revista que o mesmo pode estar acontecendo agora. Ou seja, novos ativos digitais estariam sendo criados propositalmente para permitir o aumento artificial do valor do Bitcoin.

Ele também explica que esse movimento só é possível porque as criptomoedas são utilizadas para comprar outros ativos digitais. Por exemplo, um investidor cria uma nova moeda digital sem apoio.

Assim, pode utilizar essa nova criptomoeda para comprar mais Bitcoins. Como a procura pelo ativo digital aumenta, o preço dela também sobe. Dessa forma, seria possível manipular a cotação. Griffin também diz, que o ambiente fechado amplia o resultado.

Portanto, seria necessária uma pequena movimentação para criar uma onda de novas aquisições que inflacionaram o valor de venda do Bitcoin.

Perigo de manipulação

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos rejeitou um pedido de ETF baseado em Bitcoin. De acordo com ela, a empresa não conseguiu provar que seu ativo não poderia sofrer manipulações.

Apesar das acusações e das dúvidas levantadas, nem o professor, nem a Comissão conseguiram comprovar suas teorias. Entretanto, chamaram a atenção dos órgãos reguladores e dos investidores.

Imagem: Vladimka production/shutterstock.com