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Preferência dos consumidores: e-commerce lidera como modalidade de compra em 2024

Descubra as tendências do varejo em 2024 e veja a ascensão do e-commerce como a preferência principal dos consumidores no Brasil.

O panorama do varejo em 2024 revela uma clara preferência dos consumidores brasileiros pelo e-commerce, segundo o Relatório de Tendências do Varejo 2024 do Opinion Box. Essa pesquisa exclusiva mergulhou nas tendências que influenciam o comportamento de compra e interação com marcas.

Sendo assim, revelando um cenário significativo. Desse modo, em um contexto marcado por desafios econômicos, como a alta inflação e disputas tarifárias sobre produtos importados, as compras online emergem como uma perspectiva cada vez mais atrativa para o consumidor nacional.

A praticidade, a economia de tempo no deslocamento e a possibilidade de comparar preços e utilizar cupons de desconto têm impulsionado a ascensão do e-commerce. Logo, consolidando-o como a preferência majoritária dos consumidores no Brasil. Confira mais a seguir!

E-commerce no Brasil

imagem de um teclado de computador com uma miniatura de carrinho de compras
Imagem: Maxx-Studio / Shutterstock.com

Embora o e-commerce tenha testemunhado um notável crescimento nos últimos anos, a pesquisa realizada com consumidores brasileiros evidencia que a profecia de que o e-commerce substituiria integralmente o varejo físico parece distante de se concretizar.

Dos entrevistados, 77% realizaram compras online, enquanto 67% optaram por lojas físicas. A preferência, entretanto, inclina-se para o e-commerce, com 46% preferindo realizar suas compras pela internet em comparação aos 18% que escolhem o ambiente físico.

Essa inclinação não significa, porém, uma exclusão do varejo tradicional. A pesquisa aponta que 36% dos consumidores não abrem mão de um formato em detrimento do outro, mostrando que há espaço para ambas as modalidades no mercado atual.

Motivos para compras online e físicas

Os motivos que impulsionam o e-commerce são principalmente a busca por preços mais atrativos (63%), seguida pela conveniência de receber o produto em casa (53%). Ademais, mais promoções (51%) e a capacidade de comparar preços em diferentes lojas (49%).

Em contrapartida, os fatores que levam à desistência das compras online são o valor do frete (71%), preços elevados (66%) e prazos de entrega prolongados (52%). Por outro lado, os consumidores que optam por lojas físicas destacam a possibilidade de ver, tocar e experimentar o produto (66%). Além disso, a gratificação de sair da loja com o produto em mãos imediatamente (65%).

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Adicionalmente, 22% escolhem o ambiente físico pela oportunidade de receber atendimento de uma pessoa real, destacando a importância do contato humano mesmo em uma era digital. Em síntese, embora o e-commerce desponte como preferência, o varejo físico não perde seu espaço. A coexistência dessas modalidades se mostra fundamental, oferecendo opções diversas aos consumidores.

Imagem: Achira22 / shutterstock.com