Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Prepare o bolso: passagens aéreas podem sofrer alta nos preços em 2023

Se você planeja viajar em 2023, prepare o bolso. As passagens aéreas poderão ficar bem mais caras. Entenda como isso afeta o turismo.

Uma pesquisa realizada pela American Express Global Business Travel, por meio do Air Monitor 2023, projeta alta nos preços das passagens aéreas para o próximo ano. O fenômeno pode influenciar no setor de turismo do mundo todo.

Se você já andava assustado com os preços atuais para viajar de avião, prepare-se, pois a estimativa é de que suba ainda mais.

Passagens aéreas sofrerão altas e tendem a afetar o turismo no mundo inteiro

A pandemia causada pela Covid-19 afetou drasticamente o ramo de turismo no mundo inteiro. O setor, ao encontrar uma trégua na situação da doença que assolou diversos países, iniciou uma corrida para tentar se recuperar dos prejuízos sofridos durante os períodos de isolamento.

De acordo com o estudo realizado, em 2023 os preços subirão para voos em todo o mundo. O Brasil já se enquadra nesse cenário, com registros de aumentos de até 50% nos valores das passagens.

Nas rotas de voo da América do Norte para a Ásia, estima-se que o aumento para a classe econômica seja de aproximadamente 10%, e na classe executiva, 5,6%. Já nas rotas da América do Norte para a Europa, a porcentagem de aumento está em 3,7%. Aumentos consideráveis, que podem fazer com que turistas repensem sobre suas viagens.

As maiores altas de passagens, porém, estão projetadas para voos da Ásia para a Oceania, com a porcentagem de 19,4% de aumento para a classe executiva. Enquanto as passagens para voos entre Europa e Ásia estão programadas para subir o preço em até 12% na classe econômica.

Além das rotas já citadas, o levantamento também aponta subida nos preços dos voos intrarregionais. Na América do Norte, porém, a pesquisa aponta aumentos um pouco menores nesse tipo de voo. Enquanto na Europa a situação é mais alarmante.

Entenda os motivos que contribuem para o aumento das passagens

Um dos motivos do aumento no preço das passagens ainda é a pandemia causada pela Covid-19, responsável por limitar a capacidade de passageiros nos voos.

Entretanto, há diversos outros fatores que influenciam na questão, como a inflação, alta do preço dos combustíveis e aumento de tarifas decorrente da Guerra da Ucrânia. Esses são alguns dos motivos que fazem com que o mercado aéreo tenha que reajustar constantemente seus preços.

Imagem: LN_Photoart/ Pixabay