Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Presidente da Caixa sofre ataques por querer taxar Pix

Após o anúncio de que a Caixa Econômica Federal passaria a cobrar por transações via Pix, Rita Serrano tem sofrido diversas críticas. Confira

Nesta semana, a Caixa Econômica Federal comunicou que a partir do dia 19 de julho, o Pix passaria a ser cobrado de clientes pessoa física (PJ), assim como os outros bancos tradicionais, como Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander. No entanto, diante da repercussão negativa, a cobrança foi suspensa.

No entanto, Rita Serrano, presidente da Caixa, tem sido alvo de críticas de integrantes do governo e também de aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após o anúncio da cobrança sobre transferências via Pix por pessoas jurídicas, que foi considerado precipitado.

Taxação do Pix não desagrada governo

De acordo com fontes ouvidas pela Folha de S. Paulo, o ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT) soube pela imprensa da taxação do Pix e ficou insatisfeito com a medida. Pois, embora outras instituições bancárias já realizassem a cobrança, a decisão pegou de surpresa a equipe econômica, de modo que Lula determinou que fosse suspensa.

Os integrantes do governo Lula avaliam que a cobrança não é errada, porém a data do anúncio deveria ter sido debatida e também deveria ter sido feita uma campanha de esclarecimento antecipadamente. O anúncio sem que houvesse uma campanha antes, deu munição aos bolsonaristas nas redes sociais.

Insatisfação com a presidente da Caixa

No entanto, não é de hoje que Rita Serrano não vem agradando com seu desempenho à frente do banco público, tanto no meio político como entre os sindicatos. Entre os integrantes do governo, a crítica à Serrano é em relação à liberação dos recursos para projetos e patrocínios e também à resistência a demandas políticas.

A Folha de S. Paulo ouviu algumas pessoas que afirmaram que a presidente da Caixa parece estar perdida e que ela está com dificuldades em conversas com outras pastas do governo e também para indicar cargos de chefia, sendo que permanecem nessas funções nomes da gestão do ex-presidente da Caixa Pedro Guimarães, indicado por Jair Bolsonaro (PL), o que não tem agrado aos servidores.

Imagem: Reprodução/Twitter