Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Presidente do Banco Central revela mudanças com o cartão de crédito; veja

Banco Central anuncia mudanças no cartão de crédito que podem afetar usuários. Saiba mais sobre as alterações!

O uso do cartão de crédito vem se tornando cada vez mais comum, sendo um dos meios de pagamento mais populares dos dias atuais pelos benefícios com segurança e comodidade. No entanto, ele está sujeito a mudanças, conforme as últimas alterações em importantes diretrizes do Banco Central (BC).

Recentemente, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, afirmou que, nos próximos três ou quatro anos, o serviço sofrerá importantes e marcantes alterações na sua forma de funcionamento. Assim, as mudanças podem vir, em grande parte, por influência da nova moeda digital do Brasil, anunciada pelo BC, o Drex.

Cartão de crédito irá mudar no Brasil?

cartão de crédito prejuízo
Imagem: Suradech Prapairat / Shutterstock.com

A afirmação de Campos Neto de que o cartão de crédito irá sofrer mudanças, que pegou muitos de surpresa, ocorreu durante participação no painel “Brazil’s Payments Revolution — A Model for the World”. O evento, promovido pela Americas Society/Council of the Americas, em Miami, nos Estados Unidos, ocorreu na última sexta-feira (20).

O presidente do BC reafirmou a implantação do Open Finance, que está entrando em funcionamento em etapas, e o desenvolvimento da nova moeda digital brasileira, o Drex, que deve ter seu lançamento em breve. Esta última deve ser a grande influência das novas mudanças no cartão de crédito brasileiro.

Veja também:

Nubank anuncia grande novidade no aplicativo para os clientes; confira

Recepção das falas de Campos Neto

As afirmações foram recebidas de forma mista. Dessa forma, algumas pessoas viram com as novidades com otimismo, enquanto outros receberam as declarações com receio. Entre as falas de Campos Neto que repercutiram, estão: “Eu acho que devemos ter carteiras digitais off-line. Os bancos ainda não desenvolveram isso”.

Além disso, sobre a facilitação do processo de envio do Pix, um dos projetos em desenvolvimento do Banco Central, afirmou: “Hoje você tem que usar o rosto, dar dois, três cliques […] O Pix é programável, as oportunidades são ilimitadas”.

Por fim, Roberto afirma que os bancos brasileiros precisam realizar maiores investimentos em tecnologia. Assim, o objetivo deve ser facilitar e democratizar o acesso aos produtos e serviços financeiros do Brasil.

Imagem: Suradech Prapairat / Shutterstock.com