Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Prime Video lançará filme sobre a história de time de futebol brasileiro

Time de futebol brasileiro tem histórico em luta antirracista e isso será foco em filme do Prime Video para 2023. Confira qual time é!

A luta antirrascista dos Camisas Negras contará a história do Vasco da Gama no serviço de streaming Prime Video, da Amazon. Isso porque, segundo a plataforma, o documentário exclusivo do time de futebol brasileiro terá um audiovisual em 2023.

O ator e diretor Lázaro Ramos participará da produção, e já esteve na sede do Vasco, em São Januário, para uma reunião com a diretoria.

Além disso, o historiador Luiz Antônio Simas e o filósofo Silvio Almeida serão consultores da obra, que busca trazer para os holofotes a história do time que se tornou símbolo contra o racismo no esporte brasileiro.

Vasco da Gama: a história do time sob a ótica do combate ao preconceito

A decisão do Prime Video em fazer um filme sobre a história do Vasco e a luta antirracista no futebol tem bons motivos. Isso porque o time carioca foi o primeiro clube a ter um presidente que não era branco. No caso, Cândido José de Araújo, entre 1904 e 1905.

Além disso, o time sempre esteve envolvido na luta contra o preconceito desde os anos 1920, contribuindo para que o futebol chegasse à periferia e não fosse exclusivo de pessoas ricas ou descendentes de ingleses.

Ou seja, é possível contar a história do Vasco da Gama a partir de sua distinção histórica de outros times. Por exemplo, ao defender a prática do esporte sem considerar a cor da pele ou classe social. Por esse motivo ganhou o campeonato carioca de 1923, em seu ano de estreia na elite esportiva do Rio de Janeiro.

Os camisas negras e a resposta histórica na luta antirrascista no futebol

Segundo o Prime Video, o foco da película que está em produção se inicia com o time vencedor do Campeonato Carioca de 1923. Conhecido como Camisas Negras, ele foi responsável por uma reação de outros times (Botafogo, Flamengo, Fluminense e América), que optaram por sair da liga esportiva e fundarem outra.

Porém, na nova entidade, passou-se a exigir a comprovação de estudo ou trabalho “decente”, leitura e escrita. E também que os clubes tivessem campos e sedes próprias. Ao Vasco, a liga impôs o afastamento de 12 jogadores que não cumpriam com os requisitos.

Entretanto, o Vasco optou por não fazer parte da nova liga, permaneceu com outros times na entidade que já existia e se consagrou campeão em 1924. Em 1927, uma mobilização de torcedores vascaínos permitiu a construção do Estádio São Januário.

Por fim, a ascensão do time e a discordância com as práticas racistas no futebol fez o nome do Vasco se tornar ainda maior. Por fim, em 1928, ele entrou como membro da nova liga e conseguiu manter seus atletas pretos, pardos e pobres.

Imagem: BigTunaOnline / Shutterstock.com