Problemas no Nubank geram preocupação para clientes
Caso gerou notificação ao Nubank, que deve prestar esclarecimentos para órgão responsável por defesa do consumidor. Entenda a situação.
O Nubank recebeu, na última quinta-feira (6), uma notificação do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) sobre a segurança da fintech em relação a seus clientes. A iniciativa aconteceu após diversas denúncias de golpes virtuais devido a falhas no aplicativo do banco.
Dentre os questionamentos do Idec à instituição financeira, destaca-se a declaração de muitos clientes, que informaram que foram realizadas transações atípicas em suas contas e que o app da companhia não foi capaz de bloquear o sistema sob suspeita de fraude.
Golpes e fraudes financeiras são constantes para correntistas bancários
Mesmo se tornando o 5º maior banco em número de clientes no Brasil, o Nubank sofre das mesmas questões que envolvem as instituições financeiras tradicionais. Ou seja, casos de golpes, invasões de contas, transações indevidas e fraudes também acometem o roxinho.
Na plataforma de reclamações Reclame Aqui, 13,58% das queixas de usuários da fintech se referem a cobranças indevidas, enquanto ⅓ delas são sobre cartões de crédito. Segundo o Idec, nas últimas semanas, “foram vários os relatos em redes sociais, plataformas de reclamação e no site consumidor.gov.br que tratam sobre a falta de segurança no aplicativo do Nubank”.
O que diz o Nubank sobre a notificação do Idec
Assim que receber a notificação enviada pelo Idec, o banco tem o prazo oficial de 15 dias para responder às informações solicitadas. Contudo, em nota, a fintech já declarou que fornece a constante atualização de seus serviços, a fim de prevenir e inibir golpes financeiros em sua plataforma.
“O Nubank mantém equipes especializadas e canais abertos 24 horas para o atendimento às vítimas. Em caso de suspeita de movimentação indevida por terceiros, os clientes devem seguir o passo a passo disponível no SOS Nu, hub de segurança da companhia”, declarou a empresa.
Para o Idec, a expectativa é de que a resposta do Nubank traga informações mais específicas sobre as medidas de prevenção. Outro ponto é sobre como a corporação está solucionando as fraudes relatadas pelos clientes.
Dessa forma, haverá uma avaliação sobre o cumprimento do artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor, que determina a garantia de qualidade e segurança da instituição bancária sobre seus serviços. Além disso, a lei também exige que o banco arque com eventuais prejuízos, caso eles aconteçam.
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