Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Professores farão paralisação nesta quinta (27) para cobrar precatórios; entenda

Os professores deste Estado estão coordenando uma paralisação geral, pedindo a liberação dos precatórios. Clique e saiba mais!

Os professores da rede pública de ensino realizarão uma manifestação e, consequentemente, uma paralisação nesta próxima quinta-feira (27). Os profissionais estão exigindo o pagamento da correção dos precatórios.

Isso porque o Governo do Estado da Bahia não realizou o pagamento com as devidas atualizações monetárias para a categoria. A manifestação é sobre um direito dos professores, já que os precatórios são feitos pela Justiça para todos trabalhadores da educação básica de cunho nacional.

O primeiro pagamento aconteceu em setembro de 2022, mas abrangeu apenas uma parcela dos beneficiários. Já em maio de 2023, a segunda parcela foi disponibilizada para pagamento, mas o valor depende de PL para transferência – e os professores começaram a exigir seus direitos.

Entenda a paralisação dos professores da Bahia

Ainda segundo as informações, na Bahia, a categoria espera desde maio pela autorização do pagamento – enquanto outros estados determinaram o pagamento em até 60 dias após o recebimento.

A data limite para o pagamento dos precatórios é dezembro, mas a categoria pede que sejam antecipados e o processo chegue ao fim logo. A presidente da Associação Classista da Educação e Esporte (Aceb) declarou:

“O dinheiro já está na conta, então, por que esperar? Já tivemos reajuste abaixo da inflação. Esse dinheiro vai dar uma aliviada para o pagamento das dívidas”, ressalta.

Marinalva Nunes

Ela ainda deixa claro que a grande maioria dos beneficiários é idosa e que a quantia ajudaria na qualidade de vida dos professores e aposentados. Vale ressaltar que foram mais de 20 anos esperando o pagamento desse precatório.

Entenda a manifestação que acontecerá em Feira de Santana

Na quinta-feira (27), a paralisação dos professores deve começar em frente à Secretaria Estadual da Educação (SEC), em Salvador. A decisão acontece após a realização de uma manifestação em Feira de Santana, quando um grupo de 12 professoras se dirigiram à cidade para protestar com faixas e cartazes, pedindo a correção monetária.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) declarou que, nesta quarta-feira (26), faria reuniões com os secretários de Relações Institucionais e da Administração. No entanto, ressaltou que a paralisação deverá acontecer em todo o estado, e o protesto seguirá a partir das 9h.

Imagem: Grusho Anna / shutterstock.com