Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Profissões que mais pagam impostos; a sua está na lista?

Desigualdade tributária no Brasil: veja quem paga mais e menos Imposto de Renda e entenda os motivos

No cenário atual brasileiro, profissionais com salários superiores a R$176 mil mensais pagam menos de 5,5% de Imposto de Renda (IR). Por outro lado, professores, enfermeiros, bancários, assistentes sociais e policiais militares, com salários bem inferiores, desembolsam mais de 8% do valor aos cofres públicos. Tal realidade evidencia a desigualdade tributária presente no país.

De acordo com informações do Sindifisco Nacional, os responsáveis por maior parcela de IR, com taxas superiores a 10%, são pessoas com renda mensal entre 10 e 40 salários mínimos. Nessa faixa, destacam-se juízes, servidores do Banco Central e auditores fiscais.

Leia também: Descubra o segredo para vender SEM ESTOQUE no Mercado Livre

Profissões e percentuais de tributação: Quem são os mais afetados?

Mesa com calculadora,óculos, papel e laptop,simbolizando erente do Santander
Imagem: Natee Meepian/ Shutterstock.com

O levantamento feito pelo Sindifisco Nacional com dados de 2022 (ano calendário 2021) revela profissionais de diversas áreas e a porcentagem de impostos que pagam, chegando a níveis que, em certos casos, ultrapassa os 16% de imposto. Dessa forma, trazemos alguns exemplos:

  • Atleta, desportista e afins – 16,15%;
  • Servidor das carreiras de auditoria fiscal e de fiscalização – 14,73%;
  • Servidor das carreiras do Banco Central, CVM e Susep – 14,48%;
  • Delegado de Polícia e servidores de carreiras de polícia, exército, militar -12,62%;
  • Professor do ensino profissional – 12,12%;
  • Pedagogo, orientador educacional – 9,01%;
  • Policial Militar – 8,87%;
  • Enfermeiro nível superior, nutricionista, farmacêutico e afins – 8,77%.

Por que os mais ricos pagam menos impostos?

Um dos principais motivos para tal desigualdade está na origem dos rendimentos. Grande parte da renda dos mais ricos vem de lucros e dividendos de suas empresas, que desde 1996 é isenta de impostos. Já o salário da classe média é tributado na fonte, com alíquotas progressivas que alcançam 27,5%.

Além disso, profissionais autônomos e liberais, como médicos e advogados, que costumam possuir rendas mais elevadas, pagam menos na comparação com outras profissões de mesmo patamar. É preciso ressaltar que essas porcentagens representam a média total do imposto recolhido e podem variar de acordo com cada profissional.

Imagem: rafastockbr/ shutterstock.com