Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Programa do Governo visa promover a inclusão das mulheres no mercado de trabalho

Um programa será lançado pelo Governo Federal com o objetivo de incluir mulheres no mercado de trabalho. Entenda!

Na próxima sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o Governo Federal anunciará o lançamento do Programa “Asas para o Futuro”. Segundo Cida Gonçalves, a ministra das Mulheres, a proposta pretende incluir mulheres, sobretudo negras e da periferia, com idade entre 17 e 30 anos, no mercado de trabalho.

Para qualificar as participantes, o governo planeja firmar um acordo de cooperação com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Continue a leitura para mais informações!

Governo lançará novo programa no Dia Internacional da Mulher

Governo lança programa para incluir mulheres no mercado de traballho.
Imagem: Gorodenkoff / shutterstock.com

A ministra reiterou durante o programa Bom dia, Ministra, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que o governo está empenhado em garantir a implementação de duas leis importantes.

Dessa forma, a primeira delas, instituída no ano anterior, reserva 5% das vagas do Sine (Sistema Nacional de Emprego) para mulheres vítimas de violência. A segunda, por sua vez, dispõe sobre a reserva de 8% das vagas dos serviços terceirizados do governo federal para mulheres.

Gonçalves também afirmou que o governo está buscando formas de integrar as mulheres que atualmente operam na informalidade. Além disso, há planos para incentivar o empreendedorismo entre as mulheres com esse programa.

Medidas para igualdade salarial e combate ao feminicídio

Durante o programa, a ministra lembrou que está se aproximando o prazo final para as empresas enviarem o relatório de transparência salarial. Este relatório resulta-se da Lei nº 14.611/2023, que trata da igualdade salarial entre homens e mulheres. Segundo Cida, o documento ficará disponível para consulta a partir do dia 31 de março.

As empresas que não cumprirem com a obrigação do programa serão notificadas e terão 90 dias para apresentar recurso. Caso haja a rejeição das justificativas, a empresa passará por uma fiscalização e poderá receber multas.

Veja também:

Imposto de Renda 2024: programa auxilia contribuintes a verificar obrigatoriedade de declaração; confira

Por fim, a ministra também destacou algumas das medidas que estão sendo tomadas para combater o feminicídio. Entre elas estão a licitação para a construção de 13 novas Casas da Mulher Brasileira e a entrega de Centros de Referência de Atendimento à Mulher para municípios menores. Por fim, a medida aumentará as patrulhas Maria da Penha.

Imagem: Gorodenkoff / shutterstock.com