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Programas de pontos: quais são, como funcionam e benefícios!

Entenda o que são os programas de pontos e descubra as diversas maneiras de usa-los!

Programas de pontos, ou fidelidade, são benefícios oferecidos a pessoas cadastradas com o objetivo de trazer “lealdade” aos clientes. Eles podem estar associados a serviços específicos de benefícios, empresas de cartão de crédito, pagamentos e linhas aéreas, por exemplo.

Existem particularidades associadas a cada tipo de programa de pontos. Porém, em linhas gerais, os programas de fidelidade oferecem um retorno às compras feitas no crédito. O benefício é feito no formato de pontos ou recompensas.

A ideia de um programa de pontos ou fidelidade, basicamente, é fazer com que o consumidor prefira a empresa de fidelização em questão, em busca de acumular pontos que podem ser revertidos em benefícios.

Como funcionam os programas de pontos

No Brasil, os programas de pontos começaram a se popularizar na década de 2010, principalmente com os planos de acúmulo de milhas. 

Planos como os oferecidos pela Linea e pela Esfera permitiam o acúmulo dos pontos para serem utilizados na linha aérea de preferência.

Inspirados em programas dos Estados Unidos, eles permitiram que pagamentos de compras feitas no cartão, bem como gastos em empresas parceiras, fossem revertidos em pontuação, ou milhagem.

Ao mesmo tempo, as financeiras também começaram a fazer seus próprios planos. As bandeiras de cartão de crédito ofereciam, além dos pontos, benefícios àqueles que os utilizassem, como acesso a áreas VIP em aeroportos.

Qual é o cenário hoje

Nos últimos anos, houve um aumento na adesão aos programas de pontos. Segundo a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), entre o primeiro semestre de 2021 e o mesmo período de 2022, houve um aumento de 9% no número de cadastros em programas de fidelidade.

Em relação à quantidade de pontos ou milhas emitidas, o aumento foi ainda maior, de 79,8%, chegando a 230,6 bilhões. Os números atualizados apontam que a origem dos pontos ou milhas emitidos vem, em maioria, do setor de varejo: 94,3%.

Por mais que a origem dos pontos por meio de viagens seja de 5,7%, o destino de uso maior são as passagens aéreas. O levantamento da ABEMF aponta que 83% deles são utilizados com passagens aéreas.

A Associação é formada por algumas das principais empresas do mercado de fidelização, como Azul, Dotz, Elo, Smile, Livelo e Latam.

Uso para viagens

De acordo com estudo Generation Pay, desenvolvido pela Worldpay from PIS em parceria com a Savanta, 74% dos consumidores brasileiros acredita ser importante ou muito importante o benefício dos programas de pontos quando compram viagens ou férias. 

Nos demais setores, são 60% das pessoas que dizem preferir empresas que possuam esse tipo de vantagem.

Principais programas de pontos

Os programas de pontos se dividem entre os tipos de benefícios oferecidos e a natureza da empresa que oferece o serviço. Em alguns casos, as empresas são dedicadas ao programa de pontos, com compras em parceiros. 

Já em outros, é possível que seja um serviço associado ao serviço de cartão de crédito ou cashback de empresas financeiras. Também existem, é claro, os planos associados às empresas de linhas aéreas, com programas de milhas.

A seguir, você pode conferir alguns dos principais tipos de programas e exemplos deles.

Programas de pontos com Cartão de crédito

Como o mercado passou a exigir os programas de pontos como um diferencial, diversas bandeiras de cartão de crédito hoje possuem um plano de pontos. Normalmente, eles estão associados ao valor gasto ou à quantidade de compras

Pode ser que o valor de um ponto seja equivalente a um dólar, o que exige uma conversão. Conheça alguns deles:

Nubank Rewards

Um programa de pontos dinâmico, o Nubank Reward permite a conversão dos pontos em pagamento de contas, produtos ou serviços e troca por milhas. A cada real gasto, a pessoa recebe um ponto. O programa é pago. Infelizmente, o Nubank Rewards está indisponível para novas adesões.

C6 Bank 

Neste caso, os pontos acumulados não se limitam ao cartão de crédito, mas também à modalidade de débito, compras em lojas, cadastros de chave PIX e portabilidade de salário. Portanto, é possível comprar produtos na C6 Store, bem como pagar parte da fatura do cartão de crédito.

Dotz 

O cartão de crédito Dotz não gera exclusividade. Por meio desse programa, é possível transferir pontos de outros bancos, como o BB, a Caixa e o Banco Pan. O Dotz permite troca de pontos por produtos, experiências e cashback.

Livelo 

Esse é um dos principais programas de pontos pela possibilidade variada de acumulá-los e transferi-los. As parcerias são com bancos como Bradesco, Banco do Brasil, Digio e Next

Também é possível trocar os pontos por serviços, produtos e milhas.

Programas de Milhas Aéreas

Os programas de milhas aéreas têm foco exclusivo no transporte aéreo. A partir deles, pessoas que viajam tem a sua milhagem ou, bem mais comumente, o preço da sua passagem revertido em pontos

Devido a esse fator, pode haver um certo prejuízo àqueles que comprem sua viagem com antecedência.

Usar milhas para viajar
Imagem: motive56 / Shutterstock.com

Smiles 

Pertencente à aérea Gol, o Smiles agrega pontos de viagens com diversas outras empresas. Além disso, não só viagens, mas também outros fatores envolvidos nelas contam pontos, como a hospedagem.

Latam Pass 

Mais um caso de programa que permite conversão de diversas empresas em milhas é o da companhia aérea Latam, com o Latam Pass. Também é possível reverter compras em cartões em milhas aéreas.

TudoAzul

Já o TudoAzul é grátis e qualquer viajante pode fazer parte do programa, juntando pontos e trocando por passagens aéreas da Azul e outras companhias aéreas.

Cashback

Outra modalidade de fidelidade que ganhou espaço foi a de cashback – na tradução literal significa “dinheiro de volta”, oferecida por diversas financeiras e empresas.

Assim, o conceito é o de ter um valor retornado à conta quando uma compra é feita em uma empresa parceira ou algum serviço ou conta é pago

Empresas de cashback normalmente centralizam diversos e-commerces parceiros e servem como um intermediário, como Beblue, Méliuz e Picpay (que também oferece serviços financeiros).

Por outro lado, instituições como Nubank, Pagbank, Santander oferecem o cashback a partir das compras feitas com o cartão, revertidas em benefícios nas parceiras. 

Existe também um serviço interessante oferecido pela XP, o Investback. Nesse caso, o valor retornado é de, pelo menos, 1% do que foi gasto em investimento em um fundo exclusivo.

Varejo

Empresas de vendas do varejo também possuem seus planos de pontos. Nesse caso, existem programas nos mais variados setores. 

Um exemplo é a Saraiva, que retorna parte do valor gasto em compras com o cartão da loja em pontos na conta do site.

Os programas de fidelidade têm por fim tornar os clientes mais leais às empresas, um excelente negócio para redes como Lojas Americanas, Pão de Açúcar, entre outras.

No mais, os setores de calçados, como a Zattini, ou de tecnologia, como a Fast Shop, também possuem planos. No caso do varejo, as opções são diversas.

Principais estatísticas

Cadastros em programas de fidelidade

  • 1º semestre 2021: 170,4 milhões;
  • 1º semestre 2022: 185,7 milhões (+9%).

Quantidade de pontos/milhas emitidos

  • 1º semestre 2021: 128,2 bilhões;
  • 1º semestre 2022: 230,6 milhões (+79%).

Pontos e milhas resgatados

  • 1º semestre 2021: 104,4 bilhões;
  • 1º semestre 2022: 186,6 milhões (+78%).

Origem dos pontos/milhas emitidos (1º semestre/2022)

  • Viagens: 5,7%;
  • Varejo: 94,3%.

Origem dos pontos/milhas emitidos (1º semestre/2022)

  • Passagens aéreas: 83%;
  • Produtos do varejo: 17%.

Taxa de breakage (pontos/milhas expirados)

  • 1º semestre 2021: 15,5%;
  • 1º semestre 2022: 15,6%.

Faturamento bruto das empresas

  • 1º semestre 2021: R$ 2,5 bilhões;
  • 1º semestre 2022: R$ 4,4 bilhões (+75%).

Perfil dos participantes (1º semestre/2022)

  • Mulheres: 48%;
  • Homens: 52%.

Faixa etária dos participantes (1º semestre/2022)

  • Até 25 anos: 20%;
  • De 26 a 40 anos: 32%;
  • De 41 a 60 anos: 33%;
  • Acima de 60 anos: 15%.