Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como funcionam os programas de milhas?

Os meios mais comuns de acumular milhas são por meio do uso do cartão de crédito, e da compra de passagens aéreas.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Os programas de milhas são muito conhecidos pelos consumidores. Por meio deles, você pode fazer uma viagem usando os pontos acumulados. Diante disso, é fundamental saber como funcionam os programas de milhas, para assim, pode usufruir dos seus benefícios. Sendo assim, confira a seguir, os detalhes desses programas.

O que são e como funcionam os programas de milhas?

As milhas aéreas se tratam de uma gratificação que é dada pela companhia aérea aos seus clientes. E assim, quando o cliente se cadastra em um programa de milhas, ele começa a receber a bonificação, toda vez que escolhe uma empresa para voar.

A bonificação é um estímulo que a empresa disponibiliza ao cliente, para que ele sempre escolha essa mesma companhia quando necessitar. A quantidade de milhas que o cliente ganha vai depender da distância percorrida, classe da cabine, e o valor da passagem. Em geral, o cliente que acumula milhas pode receber descontos em passagens, ou até viajar sem pagar nada.

Por meio dos programas de milhas, os clientes podem trocar os pontos que acumulam, por passagens aéreas ou demais produtos e serviços. Para fazer parte do programa de milhas, o cliente não precisa pagar por nada, basta se cadastrar no site do serviço.

De acordo com a Abemf (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização), entre os 3 primeiros trimestres de 2020 e 2021, os pontos acumulados cresceram 29%. Enquanto isso, os pontos resgatados aumentaram 51%. Os consumidores se beneficiam com isso. Porém, é necessário estar atento aos detalhes dos programas de fidelidade.

Como acumular milhas?

Os meios mais comuns de acumular milhas são por meio do uso do cartão de crédito, e da compra de passagens aéreas. Quanto a compra de passagens, os usuários devem saber que a transferência dos pontos não acontece na hora. Sendo assim, é necessário pedir na hora do check-in. Se esquecer de pedir os pontos na hora do embarque, é possível pedir isso para a companhia depois.

Para fazer isso, é preciso acessar o site da companhia, preencher o pedido de pontuação, e anexar uma cópia da passagem, e do seu cartão de embarque. É preciso ficar atento, pois há um prazo de fazer o pedido, que dura entre 6 meses a um ano do embarque, a depender da companhia.

Além disso, também existem outras formas de acumular milhas, como fazer compras em sites parceiros, aproveitar promoções de transferências de pontos, entre outros.