Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Projeto do governo quer facilitar que trabalhadores tenham acesso a empréstimo consignado; saiba mais

O governo anunciou que pretende facilitar a contratação de empréstimo consignado para trabalhadores da iniciativa privada. Confira!

Na última terça-feira (27), o governo federal anunciou uma nova iniciativa que pretende facilitar a contratação de crédito consignado para trabalhadores que atuam na iniciativa privada. Assim, o projeto é desenvolvido por meio de uma parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego e a CAIXA Econômica Federal, que estão criando um portal virtual.

Assim, por meio dessa plataforma, os trabalhadores com carteira assinada poderão escolher a instituição financeira na qual desejam contratar o empréstimo consignado. Dessa forma, a iniciativa tem o objetivo de facilitar a busca dos trabalhadores por melhores condições de pagamento e taxas mais competitivas. Veja mais detalhes!

Novo sistema de contratação de empréstimo consignado

Atualmente, o empréstimo consignado exige que as empresas tenham parcerias com os bancos, para disponibilizar a modalidade para seus funcionários. No entanto, segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho (PT), com o novo sistema, não haverá essa necessidade.

Portanto, com a nova plataforma, os trabalhadores terão acesso a um ranking das taxas cobradas pelos bancos. Além disso, haverá um link de integração com o e-Social, administrado pela CAIXA, que permitirá a todos os trabalhadores, inclusive os empregados domésticos, contratarem o crédito consignado diretamente pelo novo sistema.

Dessa forma, não será preciso que a empresa possua um convênio com o banco. No entanto, os empregadores poderão incluir no recolhimento do e-Social o valor da parcela descontada no contracheque do funcionário. Assim, o sistema fará a transferência automática para os bancos credores.

Pessoa entregando diversas notas de 100 reais para outra pessoa.
Imagem: Andrzej Rostek / Shutterstock.com

Portabilidade do crédito

De acordo com Luiz Marinho, em uma segunda fase do projeto, será possível fazer a portabilidade do empréstimo para outro banco com taxa mais em conta. Ademais, além de ampliar o acesso ao consignado para os trabalhadores do setor privado, o governo estuda aumentar a margem de consignação de 30% para 35%.

Veja também:
Lista da Caixa premia em R$ 100, confira se seu CPF vai ganhar o extra

Além disso, outra mudança que o ministério estuda é permitir que o trabalhador use o FGTS como garantia em caso de demissão sem justa causa, para quitar ou amortizar o saldo devedor do empréstimo consignado.

Imagem: Andrzej Rostek / Shutterstock.com