Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Projeto Fundo Verde do BNDES tem apoio de Haddad; confira

Saiba como a iniciativa do novo “Fundo Verde”, administrada pelo BNDES, pode transformar o cenário da economia verde no país.

A sustentabilidade é um dos pilares das novas economias atuais. Nesse contexto, o Brasil possui um grande potencial de investimento, mas para isso, será necessário o estímulo do governo federal. Por isso, cada vez mais projetos voltados para uma economia verde têm sido planejados

Ums das principais novas propostas em andamento é o novo projeto de lei (PL) que cria um ‘Fundo Verde’, com administração do BNDES, para estimular projetos sustentáveis. O PL possui a simpatia do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e pode ser o foco das próximas semanas. No entanto, muitos ainda não conhecem o projeto. Confira alguns detalhes.

Saiba mais sobre o PL do “Fundo Verde”

O novo projeto de lei é de autoria do deputado Arnaldo Jardim (Cidadania) e busca estimular projetos com foco na sustentabilidade. O PL prevê a formação do Programa de Aceleração da Transição Energética (PATEN) por meio do ‘Fundo Verde’, que seria administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Veja também:

Presidente do TJ assume Minas Gerais; entenda

O PL prevê a conversão dos saldos de crédito e débito da União em ferramentas de apoio a iniciativas sustentáveis. Esse projeto se desdobraria em duas abordagens: a criação de um ‘fundo ambiental’ gerenciado pelo BNDES e a criação de uma forma de acordo fiscal que requer investimentos em projetos relacionados à transição para fontes de energia limpa.

Proposta teria apoio de Fernando Haddad

De acordo com Arnaldo Jardim, o deputado autor da proposta, Arthur Lira demonstrou apoio ao projeto ao perceber que ele estava em boas condições. Lira entrou em contato com Haddad, e na quarta-feira, eles se encontraram com Jardim, Lira e Haddad. Nessa reunião, mostraram o projeto a Haddad, que expressou sua aprovação.

Como resultado, muitos estão interessados em aprovar o projeto antes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP). No âmbito dessa proposta, as empresas têm a oportunidade de antecipar os créditos que têm a receber da União.

Isso envolve colocar esses créditos em um fundo de garantia, permitindo que as empresas obtenham empréstimos vinculados, direcionados para investimentos em projetos relacionados à economia verde.

Imagem: Panga Media / shutterstock.com