Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Proposta de Lula para regularizar motoristas é elogiada pela Uber

De acordo com a Uber, o projeto prevê mais proteção aos motoristas e não traz prejuízo à flexibilidade e autonomia desses profissionais. Veja!

Na última segunda-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou uma nova Proposta de Projeto de Lei Complementar (PLC) que regulamenta a atividade de motoristas de aplicativo no Brasil. Assim, a Uber, elogiou a proposta do governo Lula, que visa estabelecer diretrizes para o trabalho e remuneração desses profissionais.

A proposta, elaborada pelo Grupo de Trabalho Tripartite do governo federal, busca uma regulamentação equilibrada do trabalho mediado por plataformas digitais. De acordo com a Uber, o projeto concede mais proteção aos motoristas e não traz prejuízo à flexibilidade e autonomia desses profissionais.

No entanto, vale destacar que o governo federal enviou a proposta para o Congresso Nacional, onde passará por discussão entre os deputados e senadores e poderá também passar por alterações. Veja mais detalhes!

Uber elogia proposta de Lula

Portanto, a elaboração da proposta do governo Lula contou com a participação de empresas de transporte por aplicativo e representantes dos motoristas. Assim, a ideia inicial era aplicar a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) aos motoristas de aplicativos, mas optou-se por criar a figura do “trabalhador autônomo por plataforma”.

Veja também:

Governo Lula não vai antecipar pagamento do PIS/Pasep, saiba os motivos

Diante disso, a Uber afirmou que valoriza o diálogo e a negociação “entre representantes dos trabalhadores, do setor privado e do governo”. Assim, de acordo com a empresa norte-americana, houve um consenso para definir detalhes como contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o salário mínimo para a categoria.

Miniatura de carro e celular com logo do Uber em cima de um mapa
Imagem: Proxima Studio / Shutterstock.com

Principais pontos da proposta de regulamentação

Enfim, a proposta de regulamentação do Planalto define vários parâmetros para o trabalho de motoristas por meio de plataformas digitais. Entre as regras propostas, destacam-se:

  • Jornada de trabalho de 8h;
  • Trabalho sem exclusividade;
  • Reajuste anual;
  • Salário de R$ 32,09 por hora de trabalho;
  • Contribuição ao INSS.

Assim, a proposta é considerada como um grande avanço para garantir direitos trabalhistas aos motoristas de aplicativos, que anteriormente estavam sujeitos a condições inseguras de trabalho e instabilidade financeira.

Imagem: Proxima Studio / Shutterstock.com