Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Proposta feita no Senado pode aumentar valor de multa de trânsito

Um Projeto de Lei quer aumentar o valor da multa aplicada por uma infração que já é considerada gravíssima. Confira!

Você provavelmente já presenciou alguém utilizando o celular enquanto dirige, certo? Entretanto, essa é uma das atitudes que tornam o trânsito mais perigoso. Justamente por isso, é entendida como uma infração gravíssima, com multa equivalente a R$ 293,47.

Além disso, você também recebe a punição de 7 pontos na CNH. Vale também ressaltar que dirigir usando o celular é atualmente a terceira causa de mortes no trânsito no país.

Por conta de tudo isso, um Projeto de Lei atualmente no Senado quer aumentar ainda mais a punição para o uso do celular ao volante. A proposta é da senadora Maria do Carmo Alves (PP-SE). Então, para saber do que se trata, confira o texto a seguir!

Proposta quer o dobrar valor de multa de trânsito; confira

Como explicamos, o Projeto de Lei 2.699/2022 tem autoria da senadora Maria do Carmo Alves, do PP. De acordo com ela, existe hoje a necessidade de agravar ainda mais as multas e punições para motoristas que usam o celular enquanto dirigem. A ideia é, acima de tudo, contribuir para reduzir o número de acidentes nas vias brasileiras.

No Brasil, segundo a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, o uso do celular ao volante chega a causar um total de 150 mortes por dia. Ou seja, 54 mil vidas perdidas por ano, por conta de uma atitude que parece simples, como visualizar uma mensagem no WhatsApp.

É por conta disso que, ainda que o manuseio do aparelho não seja considerado crime, é importante que a punição seja gravíssima. E a ideia do Projeto de Lei seria tornar as consequências ainda mais sérias.

Uma das medidas do PL seria dobrar o valor da multa atual para motoristas que dirigem enquanto usam o celular, totalizando R$ 586,94.

Andamento do projeto

Neste momento, o Projeto de Lei se encontra em tramitação no Senado. Se for aprovado, ele terá o poder de alterar a lei 9.503/1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro.

Depois dessa fase, ele vai para votação na Câmara e, se tudo der certo, para sanção presidencial. Você pode acompanhar todo esse processo de tramitação pelo site do Congresso Nacional.

Imagem: sirtravelalot/shutterstock.com