Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quais são as diferenças entre SPC, Serasa e SCPC?

Ainda que possuam um objetivo similar, o SPC, Serasa e SCPC não são a mesma coisa. Conheça melhor o que diferencia os 3 órgãos!

Apesar de possuírem funções similares e se ligarem diretamente com o monitoramento de crédito e dados financeiros dos brasileiros, o SPC, Serasa e SCPC não são a mesma coisa. E mesmo que algumas informações possam ser compartilhadas por ambos, é possível, por exemplo, que um nome esteja sujo em um deles e não conste em outro.

Por isso, continue conosco e entenda qual a finalidade do SPC, Serasa e SCPC para a economia brasileira e o que diferencia cada um deles.

SPC, Serasa e SCPC: na prática, um mesmo objetivo

Ainda que haja diferenças entre o SPC, Serasa e SCPC, as 3 instituições atuam de forma a garantir a segurança de estabelecimentos comerciais e instituições financeiras para a movimentação do crédito. Ou seja, reduzir a inadimplência e fraudes em vendas a prazos, financiamento e empréstimos.

Por isso, cada um destes órgãos mantém uma base de dados onde as empresas e bancos podem consultar o histórico de um cliente antes de fechar um negócio, oferecer um serviço ou conceder um empréstimo.

Na prática, o SPC, Serasa e SCPC criam um score de crédito, que indica a probabilidade de um cliente honrar seus compromissos financeiros, assim como as informações sobre movimentações anteriores.

O que difere o  SPC, Serasa e SCPC é a base de clientes

SPC | O Serviço de Proteção ao Crédito é um banco de dados que pertence ao sistema da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e surgiu com foco nas informações financeiras relativas ao comércio em geral.

Serasa | Por sua vez, o Serasa existe desde 1968, e começou a partir de uma iniciativa da Federação Brasileira das Associações de Bancos (Febraban) de reunir os dados financeiros dos clientes bancários em um único lugar.

SCPC | Por fim, o Serviço Central de Proteção ao Crédito surgiu em 2010 e é administrado pela Boa Vista Serviços. Sua criação veio de encontro à insatisfação de alguns bancos com os dados do SPC e da necessidade de outros serviços. Por isso, o SCPC oferece, além da análise de crédito, a consulta de cheques, cadastro positivo e até mesmo consulta de veículos.

Ainda que o SPC, Serasa e SCPC possuam uma base integrada bastante eficiente, para o consumidor, é importante consultar o CPF nos 3 órgãos sempre que quiser conferir seu histórico financeiro.

Imagem: Reprodução/CDL-MG