Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como pagar IPVA pelo Nubank?

Aquele que possui conta no Nubank pode fazer o pagamento da parcela do IPVA por meio de aplicativo de forma simples. Confira!

No mês de janeiro, teve início a cobrança do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Dessa forma, é possível parcelar o tributo entre 3 e 5 meses, dependendo do estado.

Sendo assim, aquele que possui conta no Nubank pode fazer o pagamento da parcela do IPVA por meio de aplicativo de forma simples, bastando acessar a plataforma e realizar a operação em poucos segundos. No entanto, diferente de alguns bancos, é preciso gerar o boleto do imposto para poder pagar no Nubank.

É preciso, ainda, verificar se o Estado onde o veículo está registrado permite que o tributo seja pago em qualquer instituição bancária, pois, às vezes, as secretarias de fazenda autorizam o pagamento somente em bancos conveniados.

IPVA no Nubank

Dessa forma, em estados que permitem que o tributo seja pago em qualquer banco, é possível realizar a quitação na conta do Nubank. Confira o passo a passo:

  • Acessar o aplicativo do Nubank (disponível para Android e iOS);
  • Clicar em “Pagar”;
  • Selecionar “Pagar um boleto”;
  • Escanear o código de barras do boleto com a câmera ou digitar os números;
  • Escolher se quer pagar imediatamente ou agendar o pagamento;
  • Conferir as informações;
  • Clicar em “Confirmar pagamento”;
  • Digitar a senha de quatro dígitos.

Limite adicional do Nubank

À vista disso, alguns clientes do Nubank possuem, além do limite tradicional, o limite adicional do cartão de crédito que permite o pagamento de boletos com o cartão do roxinho. Assim, como a funcionalidade está sendo liberada aos poucos, é preciso manter o aplicativo atualizado.

Assim, o valor do Limite Adicional varia de acordo com o perfil do cliente, considerando os mesmos critérios do limite regular do cartão de crédito, que é determinado através de uma análise de crédito.

Portanto, não há custo extra para utilizar o Limite Adicional, sendo cobrados somente os juros e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) que já são cobrados no pagamento de boletos com o cartão de crédito. 

Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock.com