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Quais são os documentos necessários para receber o Bolsa Família em 2024?

Descubra agora mesmo quais são os documentos necessários para não deixar de receber o Bolsa Família em 2024!

Enquanto o Governo Federal se prepara para realizar o último pagamento do Bolsa Família de 2023, cidadãos já têm interesse em saber quais documentos são necessários para não deixar de receber o benefício em 2024. Como habitual, os beneficiários devem ter acesso aos valores já na segunda quinzena do mês de janeiro do próximo ano.

Além de seguir as regras, para receber o Bolsa Família em 2024, o beneficiário precisa se atentar a entrega de documento na atualização do CadÚnico. Esse sistema é a porta de entrada para o benefício. Quem faz parte dele, seja ou não recebedor do benefício de R$ 600, deve atualizar os dados cadastrais sempre que for necessário.

Por que o beneficiário precisa passar pela atualização para receber o Bolsa Família em 2024?

As regras indicam que a atualização deve ser feita sempre que necessário. Essa situação pode ocorrer pelas mais variadas razões, tais como mudanças de endereço da família, substituição do número de telefone ou alterações no número de integrantes da família devido a eventos como nascimentos, mortes e outros.

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E se não tiver nada para ser alterado? A entrega dos documentos atualizados ainda é importante para receber o Bolsa Família em 2024? A resposta é sim. Mesmo se não ocorrer nenhuma dessas situações, o beneficiário deve realizar a necessária correção nos dados cadastrais a cada dois anos, no mínimo.

Mão segurando novo cartão do Bolsa Família.
Imagem: Divulgação / Ministério do Desenvolvimento Social

Como fazer a atualização?

Em situações onde a família é selecionada para uma rigorosa auditoria do programa e tem seus benefícios bloqueados, a atualização dos dados também se apresenta como obrigatória. O desbloqueio só ocorre após o beneficiário comparecer no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Para receber o Bolsa Família em 2024, os documentos incluem CPF e título de eleitor do responsável pela família, documentação de identificação com foto do mesmo responsável. Além disso, é necessário comprovante de endereço ou declaração de residência com a assinatura do RF. 

Os demais membros da família também devem apresentar CPF, título de eleitor, certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade ou trabalho, além de comprovantes de renda. Vale destacar: a matrícula escolar e a caderneta de vacinação dos menores de idade também são importantes.

Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com