Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quais são todos os tipos de boleto?

Confira aqui quais são os tipos de boletos que as empresas podem emitir e quais são as situações ideais para seu uso.

É fundamental que um empreendedor tenha conhecimento de todos os tipos de boleto que existem. Desta maneira, eles podem fazer o uso do boleto correto em cada situação. A Federação Brasileira de Banco (Febraban), apontou, em média, uma estimativa de emissão de 3,6 bilhões de boletos por ano no Brasil.

Desta maneira, 75% dos brasileiros têm preferência a esse tipo de pagamento. Portanto, aderindo a essa modalidade de pagamento e sabendo usar cada tipo de boleto, o empreendedor, consequentemente, estará agradando grande parte de seus consumidores. 

A emissão de boletos ainda ajuda a empresa no planejamento de marketing de vendas do negócio. Logo, é algo democratizado, que tem vantagens para o cliente e vantagens para empresa. 

Características de um boleto

Tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas podem emitir um boleto. No primeiro caso, a pessoa pode usar as plataformas digitais ou os recursos de seu banco para gerar o boleto. Quando o pagamento for efetuado, o valor é creditado na conta bancária. 

No caso das pessoas jurídicas, é preciso ter uma conta-corrente em alguma instituição financeira. Deste modo, o valor também vai para conta quando o cliente efetua o pagamento. Um boleto contém o campo com dados do recebedor, tais como o nome da empresa e o CNPJ.

É através da leitura do código de barras que o pagamento pode ser efetuado: logo abaixo do código de barras há a linha digitável, que nada mais é do que a representação do código de barras em números.

Além desses campos e da data de vencimento, um boleto também contém instruções como aviso de multas, por exemplo. Qualquer modelo de boleto, seja ele um carnê, um boleto avulso ou recorrente, terá essas caraterísticas.

Carnê

Usa-se o carnê para compras parceladas ou cobrança recorrente, como exemplo, o pagamento de uma internet. Em alguns casos, o carnê pode ter um sistema de agendamento que possibilita que, caso o cliente não efetue o pagamento, a empresa recebe o valor na data de vencimento.  

Recorrente

O boleto recorrente é gerado automaticamente e sua emissão leva em consideração o período de pagamento que a empresa combina com o cliente. Ele pode ser usado tanto em compras parceladas quanto para pagamentos contínuos. 

Avulso

O boleto avulso é um dos mais conhecidos. Eles são utilizados em cobranças únicas que não serão parceladas. Ele pode ser emitido com o Internet Banking. Seu uso não é indicado para pagamentos parcelados, pois não há muitas vantagens para o negócio.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock