Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Qual abono do PIS/Pasep será pago em 2023?

O abono salarial do PIS/Pasep para 2023 já tem data para ser pago. Mas você sabe quem recebe os valores desta vez? Tire suas dúvidas.

O pagamento do abono salarial PIS/Pasep é algo que acontece todos os anos, sendo um direito de trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos. 

Porém, nos últimos anos, o pagamento dos valores têm sofrido um adiamento, e muita gente fica na dúvida sobre qual é o ano base do abono recebido agora em 2023.

Em geral, o abono salarial era pago no ano seguinte ao do ano-base do benefício. Mas isso mudou após a pandemia. Então, para saber mais sobre o assunto e conferir quem recebe o abono agora em 2023, leia o texto a seguir.

Abono PIS/Pasep para 2023: veja quem recebe

Assim, como explicamos, normalmente o abono salarial do PIS/Pasep era pago no ano seguinte ao seu ano-base. Nesse caso, o abono de 2019 é referente ao ano-base de 2018, o abono pago em 2020 é referente ao ano-base de 2019, e assim por diante.

O problema é que, com a chegada da pandemia de Covid-19, o pagamento de 2021 não aconteceu. Isso porque, naquele ano, os recursos do PIS/Pasep destinaram-se para outros programas sociais mais importantes naquele momento, como o BEm (Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda).

Isso significa que os pagamentos de 2020 do PIS/Pasep só foram feitos em 2022. Portanto, em 2023, os trabalhadores receberam o abono salarial referente ao ano-base de 2021. E para quem trabalhou em 2022, será possível sacar os valores apenas em meados de 2024.

Lembrando que recebem o abono salarial todos os trabalhadores CLT da iniciativa privada, ou funcionários públicos. Basta estar registrado há pelo menos 5 anos no PIS ou Pasep, e ter trabalhado ao menos 30 dias no ano-base do abono salarial. Além disso, é preciso que o trabalhador ganhe até dois salários mínimos. Quem recebe mais do que isso, não tem mais direito ao abono do PIS/Pasep.

Neste ano, os pagamentos do abono PIS/Pasep são de até um salário mínimo, ou seja, R$ 1.320, e o pagamento é feito de forma proporcional aos meses trabalhados (veja o calendário).

Por fim, para saber se você tem direito ao PIS/Pasep, acesse o app Carteira de Trabalho Digital (Android e iOS), ou ligue diretamente para o telefone 158.

Imagem: PIS/Pasep/ Reprodução