Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Qual será o calendário do Bolsa Família em 2023?

Com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2023, o Auxílio Brasil será substituído pelo Bolsa Família. Dessa forma, muitos se perguntam se o calendário de pagamentos será antecipado, assim como aconteceu algumas vezes neste ano com o atual programa social. 

Contudo, a antecipação não deve acontecer, já que as prefeituras precisam fazer um levantamento dos dados sobre vacinação e frequência escolar dos cidadãos contemplados pelo benefício. Assim, apenas após o envio dessas informações, o Ministério da Cidadania libera os repasses do Auxílio Brasil.

Novos requisitos

Portanto, a alteração que mais deve impactar na rotina dos beneficiários é o retorno de critérios de elegibilidade, que visam garantir o bem-estar social desses cidadãos. Assim, as condicionalidades, tratam-se de compromissos assumidos pelas famílias para garantir que continuem fazendo parte do programa social.

Dessa forma, o intuito dessas condicionantes é garantir o acesso às políticas sociais básicas de educação, saúde e assistência social. Assim, promovendo a melhoria da situação social dos beneficiários. Confira algumas condicionalidades do Bolsa Família:

  • Assistência social: acompanhamento de crianças em situação de trabalho infantil em atividades socioeducativas;
  • Educação: mínimo de frequência escolar de 85% para crianças e adolescentes com idade entre 6 e 15 anos;
  • Saúde: acompanhamento do calendário de vacinação e do desenvolvimento de crianças menores de 7 anos – pré-natal para gestantes – acompanhamento para nutrizes (mães que amamentam).

Pagamento extra

Ademais, de acordo com as propostas enviadas pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os beneficiários do Bolsa Família com crianças menores de seis anos irão receber um pagamento extra de R$ 150,00.

Calendário Auxílio Brasi

Por fim, até dezembro de 2022, o programa social continua se chamando Auxílio Brasil, com repasse no valor ampliado de R$ 600,00.

Dessa forma, os repasses acontecem de acordo com o Número de Inscrição Social (NIS) final de cada beneficiário.

Último dígito do NISData do Pagamento
117 de novembro
218 de novembro
321 de novembro
422 de novembro
523 de novembro
624 de novembro
725 de novembro
828 de novembro
929 de novembro
030 de novembro
Fonte: Ministério da Cidadania