Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quando a restituição do Imposto de Renda 2023 será paga para quem caiu na malha fina?

Confira aqui quando a restituição do Imposto de Renda pode ser paga para os contribuintes que caíram na malha fina!

A Receita Federal já realizou o pagamento de todos os lotes da restituição do Imposto de Renda (IR) neste ano. Logo, aqueles que não receberam esses valores devem ter caído na malha fina e, por isso, devem regularizar as suas situações.

Sendo assim, o repasse da restituição acontece em datas diferentes daquelas que realizaram o procedimento de declaração da maneira correta. Porém, os que caíram na malha fina podem ter uma boa surpresa quanto a isso. Saiba mais sobre quando eles podem receber os valores a seguir!

Restituição do IR para quem caiu na malha fina: quando será o pagamento?

Imagem de um leão rugindo com notas de 50, 100 e 200 ao fundo representando a imposto de renda e a malha fina
Imagem: SteffenTravel / Shutterstock.com

A Receita Federal possui lotes residuais além dos cinco tradicionais para a restituição do IR, que aconteceu entre maio e setembro de 2023. Assim, é possível que os contribuintes que normalizaram a sua situação recebam a sua parte dessa maneira.

Veja também: Sites recrutam você para trabalhar de casa e pagamento é em dólar; conheça

Ademais, há um lote residual previsto para esse mês de outubro. Sendo assim, os que caíram na malha fina e já resolveram essa condição com a Receita Federal podem receber a restituição já nos próximos dias.

Como o contribuinte pode regularizar a sua situação, afinal?

Nesse sentido, aqueles que caíram na malha fina tiveram alguma inconsistência encontrada pela Receita Federal nas declarações do IR. Assim, elas ficam retidas para a realização de uma análise mais detalhada. Desse modo, o contribuinte precisa fazer a retificação da sua declaração. Para isso, deve acessar o e-CAC (Centro de Atendimento Virtual) para fazê-la e realizar os seguintes procedimentos:

  • Escolher a opção “Meu Imposto de Renda”;
  • Selecionar a aba “Pendências de Malha” em seguida;
  • Conferir o motivo pelo qual a sua declaração foi retida caso a declaração tenha caído na malha fina.

À vista disso, os que fizeram essa retificação até o dia 16 de outubro podem ser contemplados com o lote residual. Segundo a Receita Federal, trata-se de uma restituição recorde, com valores já corrigidos pela Taxa Selic.

Imagem: SteffenTravel / Shutterstock.com