Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quando você deve atualizar o CadÚnico? Saiba como fazer e garantir os benefícios

O CadÚnico precisa ser atualizado com frequência, mas você sabe como e por quê? Entenda aqui como funciona o banco de dados!

Os dados do Cadastro Único (CadÚnico) reúnem informações sobre sua condição social e econômica. Tanto que, para conseguir fazer parte de programas e benefícios sociais, sejam eles nacionais, estaduais ou municipais, é preciso ter essa inscrição.

Nesse sentido, o CadÚnico precisa ser atualizado a cada dois anos. Além disso, os órgãos responsáveis por pagamentos, como o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) ou o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), podem solicitar a atualização se houver suspeitas de fraude.

Seja pelo tempo ou pela solicitação de algum órgão, a atualização do CadÚnico é feita na unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próxima de sua casa. Acompanhe o texto e saiba como fazer isso para garantir seus benefícios.

Mudanças também exigem atualização do CadÚnico

Mão segurando celular que mostra tela inicial do aplicativo CadÚnico

Além das duas condições citadas, o CadÚnico deve ser atualizado quando houver alguma mudança relacionada à condição socioeconômica da família cadastrada. Isso inclui, por exemplo, gravidez e mudança na renda, seja para menos ou para mais.

Situações como mudança de escola de estudantes, mudança de endereço, mudança de algum familiar ou nascimento de uma criança também entram nessa lista. Em vista dessa situação, o representante ou responsável familiar pode ir ao CRAS com os documentos de todos e atualizar o CadÚnico.

Veja também:

Como se inscrever para receber o Auxílio Gás em dezembro? Confira

CadÚnico viabiliza inúmeros benefícios

O CadÚnico viabiliza uma série de benefícios além daqueles de transferência de renda, como os mais notáveis Bolsa Família e Auxílio Gás. O grupo de inscritos, por exemplo, é isento de taxas de inscrição em concursos públicos.

Uma vez que uma pessoa não consegue garantir o acesso básico aos direitos humanos, o Estado precisa intervir. Com isso, há benefícios de transferência de renda, locomoção, acesso a cultura, desconto em conta de luz, entre outros. Confira uma breve lista:

  • ID Jovem;
  • Carteira da Pessoa Idosa;
  • Bolsa Verde;
  • Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE);
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Minha Casa, Minha Vida;
  • Programa Desenrola.

Consulte no CRAS os benefícios a que você tem direito

Muitos acreditam que a renda per capita permitida para ter o CadÚnico é de meio salário mínimo. No entanto, alguns benefícios que não são necessariamente de transferência de renda permitem que a renda per capita seja de até dois salários mínimos. 

Isso inclui, por exemplo, Minha Casa, Minha Vida e ID Jovem. Portanto, quando você registrar ou atualizar seu CadÚnico, é interessante consultar, no próprio CRAS, quais são os benefícios concedidos de acordo com sua situação.

Imagem: JERO SenneGs / Shutterstock.com