CRAS vai realizar visitas a famílias do Bolsa Família em novembro? Confira
Em breve, pessoas que recebem o Bolsa Família podem receber uma visita de agentes do CRAS. Veja os detalhes!
Alguns agentes de unidades dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) podem realizar visitas a pessoas incluídas na lista de pagamentos do Bolsa Família este mês. Os grupos visitados são, sobretudo, aqueles que residem em locais afastados de centros e áreas urbanizadas.
Essas visitas são permitidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que é o responsável pelo pagamento do benefício, para realizar averiguações e atualizações no registro do Cadastro Único (CadÚnico).
De modo geral, essa atualização cadastral deve ser feita a cada dois anos ou quando houver mudanças na família, como alteração de renda ou endereço. Contudo, se o MDS suspeitar de fraudes, a atualização pode ser antecipada.
CRAS coleta dados socioeconômicos de quem recebe o Bolsa Família

A visita do CRAS a famílias que recebem o Bolsa Família e residem em áreas periféricas tem o objetivo de atualizar ou verificar informações do CadÚnico. Consequentemente, alguns dados sociais e econômicos são coletados.
Veja também: FGTS libera empréstimo com 12 parcelas do Saque-Aniversário de uma só vez
Nessa situação, é fundamental que o CRAS consiga identificar que a família segue todas as regras do programa social. Portanto, veja, a seguir, o que é necessário para se manter na lista de pagamentos do Bolsa Família.
Quais são as regras do Bolsa Família?
O MDS possui regras relacionadas a renda, saúde e educação de quem recebe o Bolsa Família. A renda per capita deve ser de até R$ 218 por mês, mas, caso uma pessoa da família tenha conseguido um emprego, o valor pode chegar a R$ 660.
Contudo, nesse caso, o grupo familiar será incluído na regra de proteção. Com isso, o benefício é transferido por mais 24 meses, mas tem o valor reduzido pela metade. Veja, em seguida, as outras regras do programa:
- Saúde: gestantes precisam fazer um acompanhamento pré-natal, enquanto crianças de até 7 anos devem ser levadas em um acompanhamento nutricional. Além disso, todos devem ser vacinados;
- Educação: até os 5 anos, a criança precisa comparecer em pelo menos 60% de suas aulas. Entre 6 e 18 anos, o estudante precisa ter, no mínimo, 75% de frequência escolar.
Imagem: Vinicius R. Souza e rafapress / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital