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É caro ter um carro elétrico? Quanto custa abastecê-lo no Brasil?

Entenda os gastos envolvidos na aquisição e no abastecimento de um carro elétrico no Brasil e veja se essa opção é viável para o seu bolso

Com a crescente preocupação com o meio ambiente e a busca por alternativas mais sustentáveis, os carros elétricos têm se tornado cada vez mais populares em todo o mundo. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o custo de aquisição e abastecimento desses veículos, e se eles realmente valem a pena em comparação com os carros movidos a combustão interna.

A seguir, abordaremos as questões relacionadas aos custos de aquisição e abastecimento de carros elétricos no Brasil, com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas e ajudar os consumidores a tomar uma decisão informada na hora de escolher um veículo.

Quanto custa carregar um carro elétrico no Brasil?

Ter um carro elétrico pode ter um custo mais elevado em relação aos carros movidos a combustão interna, principalmente no que se refere ao custo de aquisição. Isso se deve ao fato de que os carros elétricos possuem uma tecnologia mais avançada e ainda não têm a mesma escala de produção em comparação com os carros convencionais, o que aumenta o preço de produção.

No entanto, o custo de abastecimento de um carro elétrico é significativamente menor em comparação aos carros movidos a combustão interna. Para fazer o cálculo é preciso comparar a quilometragem percorrida até o fim da bateria de um carro elétrico.

Por exemplo, o Chevrolet Bolt percorre em média, 416 km até o fim da sua bateria com capacidade de 60kWh. Sendo assim, ao considerar a média da tarifa de energia elétrica no Brasil, para recarregar a bateria é necessário R$ 66,56.

Ao dividir o valor gasto pela quilometragem, é possível perceber que, com o carro elétrico, o motorista gasta R$ 0,16 centavos de energia para cada km percorrido.

Por outro lado, ao pegar o carro movido a gasolina que faz 12 km/l de gasolina, ele gasta em torno de R$ 0,58 centavos para cada km percorrido. E assim, seria necessário R$ 241,28 para abastecer o tanque, enquanto o Bolt precisaria apenas de R$ 66,56.

Além disso, é importante lembrar que carros elétricos possuem menos peças mecânicas em comparação com os carros movidos a combustão interna, o que significa que o custo de manutenção também pode ser menor a longo prazo.

Onde carregar o carro elétrico?

Um dos pontos mais importantes a serem considerados quando se trata do abastecimento de carros elétricos é a infraestrutura de recarga. Isso porque, ao contrário dos carros movidos a combustão interna, que podem ser abastecidos em postos de combustíveis em praticamente qualquer lugar, os carros elétricos requerem pontos de recarga específicos.

A infraestrutura de recarga pode ser dividida em três tipos principais: recarga em casa, recarga em estações públicas e recarga em estações privadas. A recarga em casa é a opção mais conveniente para os proprietários de carros elétricos, pois permite que o veículo seja carregado durante a noite, enquanto está estacionado em casa.

Isso é especialmente útil para carros elétricos com menor autonomia de bateria, pois a recarga em casa pode garantir que o veículo esteja sempre pronto para uso no dia seguinte.

As estações públicas de recarga, por outro lado, são importantes para a mobilidade elétrica em longas distâncias, permitindo que os motoristas possam viajar com mais confiança e segurança. Essas estações geralmente estão localizadas em locais estratégicos, como shoppings, restaurantes e postos de combustível, e podem oferecer diferentes tipos de conectores e velocidades de recarga, dependendo do modelo do carro elétrico.

Por fim, as estações privadas de recarga são cada vez mais populares em prédios residenciais e comerciais, permitindo que os proprietários de carros elétricos possam recarregar seus veículos em suas próprias vagas de estacionamento.

Essa opção é especialmente importante para pessoas que moram em prédios ou condomínios que não possuem infraestrutura de recarga própria.

Imagem: Smile Fight / Shutterstock.com