Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quanto custa se casar no civil atualmente? É possível conseguir isenção?

Veja o que é preciso para casar no civil além de, em média, quanto esse processo custa no Brasil.

Planejar um casamento requer dedicação, tempo e uma boa organização financeira e muitos casais optam pelo casamento civil, seja pelas simplicidade, seja pela segurança jurídica que proporciona. Mas quanto custa realmente um casamento no civil?

O processo pode ser uma escolha ou uma necessidade, a depender do caso, mas é preciso enfrentar o cartório e pagar todas as taxas necessárias, que podem depender da região em que você mora. Por isso, é importante saber e se preparar antes de se dirigir ao cartório da sua região.

O que é casar no civil e quanto custa?

A imagem mostra um homem e uma mulher com as mãos juntas segurando um par de aliança.
Imagem: freepic-diller/ freepik

Casar no civil é um ato oficial realizado em um Cartório de Registro Civil. Nele, o casal firma legalmente sua união perante a lei, adquirindo uma série de direitos e deveres recíprocos. Este tipo de cerimônia é conhecida pelo seu aspecto prático e objetivo, focando nos aspectos legais que regulam a união matrimonial.

Veja também: Conheça as 10 cidades mais ricas do Brasil

Para o ano de 2024, o valor do casamento civil pode ser variável, levando em conta diversos fatores. Os custos incluem taxas de cartório, possível aluguel de espaço para a cerimônia, pagamento do Juiz de Paz e outros serviços eventualmente contratados.

Os preços podem oscilar de região para região, mas a média fica entre R$ 200 a R$ 1.000. Isto comprova que além de ser uma opção mais simples, casar no civil é também uma alternativa mais econômica.

Documentos Necessários

Os documentos exigidos para casar no civil são: RG e CPF dos noivos, certidão de nascimento de ambos, comprovante de residência e presença de duas testemunhas. No caso de noivos divorciados ou viúvos, são necessários documentos adicionais, como certidão de casamento com averbação de divórcio ou atestado de óbito do cônjuge falecido.

A última dica para quem deseja casar no civil é o planejamento. Organize com antecedência todos os documentos necessários e reserve a data com tempo no Cartório de Registro Civil. Isto evita transtornos de última hora e possibilita que tudo ocorra da maneira mais tranquila possível.

Imagem: freepic-diller/ freepik