Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quanto tempo dura a pensão por morte para cada dependente?

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Em caso de falecimento do segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os familiares têm direito à pensão por morte. Dessa forma, têm direito ao benefício os filhos, o esposo ou a esposa, companheiro ou companheira em união estável e cônjuge divorciado ou separado judicialmente que recebia pensão alimentícia.

Contudo, se não houver filhos ou cônjuge, os pais do segurado podem receber a pensão por morte em caso de dependência econômica. Entretanto, se não houver pais, o benefício pode ser destinado aos irmãos.

Todavia, a pensão por morte possui algumas regras, como a duração do benefício.

Isso porque a duração da pensão por morte pode variar de beneficiário para beneficiário, seja para o filho ou para o cônjuge ou companheiro.

Quem tem direito a pensão por morte?

Assim, têm direito a pensão por morte os seguintes familiares do segurado, por ordem de prioridade:

  • Cônjuge, companheira ou companheiro: relacionamentos com mais de 2 anos. Se o período for menor, a pensão será paga por apenas quatro meses;
  • Filhos não emancipados de qualquer condição, contanto que tenham menos que 21 anos de idade. Se houver deficiência ou invalidez, a pensão é prorrogada;
  • Pais: desde que comprovem a dependência financeira que tinham do segurado;
  • Irmãos: se comprovarem dependência econômica e tiverem até 21 anos. Se houver deficiência ou invalidez, a pensão é prorrogada.

Dessa forma, em todos os casos, é preciso apresentar a certidão de óbito do segurado ao INSS.

Por quanto tempo é paga a pensão por morte?

O tempo de duração da pensão por morte varia de acordo com o tipo de beneficiário. Para filhos e irmãos, por exemplo, a pensão é paga até os 21 anos de idade, mas, em caso de deficiência do dependente, não há limite de tempo de pagamento.

Já em relação aos cônjuges e companheiros, o tempo de pagamento varia de acordo com a idade do beneficiário no momento da morte do segurado do INSS, conforme apresenta a tabela:

Idade do cônjuge ou companheiro (a) no momento da morte do segurado do INSSDuração do pagamento da pensão por morte
Até 21 anos3 anos
21 a 26 anos6 anos
27 a 29 anos10 anos
30 a 40 anos15 anos
41 a 43 anos20 anos
44 anos ou maisPensão por morte vitalícia
Fonte: INSS

Contudo, caso o segurado tenha menos de 18 meses de contribuição, a pensão por morte terá duração de apenas 4 meses.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, siga-nos no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafastockbr/Shutterstock.com