Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quase 100 mil profissionais DESTE estado ganharão aumento salarial

Saiba de onde são os trabalhadores que serão contemplados com aumento de salário e os parâmetros que o governo usou para chegar ao montante!

Uma boa notícia para 95 mil profissionais de um estado brasileiro. Segundo o governante do local, o salário dos servidores efetivos, comissionados, designados temporariamente, além de aposentados e pensionistas passará por reajuste de 5%. 

O anúncio foi dado pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), em entrevista coletiva no Palácio Anchieta, na última terça-feira (7). Ademais, ele havia dito, no início desta semana, que o aumento salarial será efetuado no contracheque do mês de abril. 

A saber, o projeto ainda ainda será tramitado na Assembleia Legislativa (Ales) para que receba aprovação dos deputados estaduais. 

Reajuste conforme inflação e IPCA

Segundo o governador do Espírito Santo, o novo salário dos servidores públicos segue os parâmetros do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) mensurados nos últimos 12 meses. Entretanto, o valor dos vencimentos ainda está abaixo do IPCA, e, em contrapartida, está próximo dos índices da inflação. 

“Como todas as carreiras dos servidores já têm uma correção automática na promoção, tanto horizontal quanto na vertical, a gente sempre fica perto da inflação, porque já tem um crescimento vegetativo da folha, que precisa ser considerado. Vai ser um pouco abaixo do IPCA”, relatou o governador do ES, Renato Casagrande.

Auxílio alimentação dos servidores

No entanto, Casagrande não afirmou se o percentual será empregado no valor do auxílio-alimentação e em outros benefícios trabalhistas dos servidores. 

Nesse sentido, ainda não há respostas se o montante do auxílio-alimentação passará por reajustes. Segundo o governador, esse é o único trecho da proposta que ainda não foi determinado. 

Comportamento da receita

Segundo o chefe do Poder Executivo estadual, o percentual do reajuste foi baseado no comportamento da receita no Espírito Santo. Isso significa que foram considerados para o cálculo, o potencial de arrecadação do estado.

Dessa forma, durante o lançamento do planejamento estratégico do governo, Casagrande deu as primeiras notícias sobre reajuste do funcionalismo público ao dizer: “Vamos ver como ficam os primeiros meses de receita pra ver até onde a gente pode ir, mas algum reajuste linear eu darei nesse ano sim”. 

Aliás, o governo estadual garante que o cálculo foi realizado sem comprometer as contas públicas e o equilíbrio fiscal. 

Imagem: rafastockbr/ shutterstock.com