Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quebradeira em 2023: 25% mais empresas fecham as portas! O que está acontecendo?

Alta no fechamento das empresas e declarações de falência: entenda o que está acontecendo com os setores dos negócios do Brasil.

Um levantamento oriundo do “Mapa de Empresas” do governo federal de 2023 aponta que uma média de quatro empresas fecharam por minuto no Brasil. Ao todo, foram encerradas 2.153.840 empresas no período, o que representa um crescimento assustador de 25,7% em relação ao ano anterior, quando 1.712.993 empresas interromperam suas atividades comerciais no país.

As microempresas e as de pequeno porte apresentaram as maiores baixas, com 2.049.622 e 49.631 encerramentos, respectivamente. A crise no fechamento de tantos negócios tem preocupado muita gente.

Falência: empresas fecham as portas frente à crise econômica

Imagem de um cofre, em formato de porco, quebrado por um malhete.
Imagem: ADragan / Shutterstock.com

Os primeiros onze meses de 2023 também se caracterizaram pelas quebras financeiras. Seiscentos e setenta empresas declararam falência, a maioria sendo micro e pequenos negócios. Além disso, outras 1,3 mil direcionaram seus esforços para processos de recuperação judicial, segundo a Serasa.

Uma das vítimas mais proeminentes dessa conjuntura desfavorável foi a rede Lojas Americanas, conhecida em todo país, que se viu diante de uma dívida acumulada superior a R$ 40 bilhões.

Apesar do cenário desafiador, é importante informar que houve a abertura de 3.868.687 novas empresas em 2023. Isso representa um saldo positivo de 1,7 milhão de novos empreendimentos iniciados, um indicativo de resiliência econômica. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Mato Grosso foi o estado com o maior crescimento percentual de empresas abertas, com um total de 86 mil novos negócios.

Os setores mais atingidos e os que mais abriram negócios

Em contrapartida, Roraima se mostrou como o estado com maior percentual de empresas fechadas, com uma variação de 41,2% em relação ao ano de 2022. Ademais, os resultados apontam para o encerramento de 3,5 mil companhias. Maranhão, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Amazonas também se destacaram em termos de encerramentos.

Veja também:

Idoso que acumula Bolsa Família e BPC recebem mais de R$ 2 mil, veja como

Entretanto, os setores de preparação de documentos e serviços especializados, comércio varejista de vestuário e acessórios, promoção de vendas e os serviços de beleza, como cabeleireiros, manicure e pedicure, foram os que demonstraram maior abertura de empresas em 2023.

Imagem: Andrii Yalanskyi/Shutterstock.com