Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quem é MEI pode trabalhar com carteira assinada?

O Microempreendedor Individual (MEI) é um modelo que engloba pessoas que trabalham como profissionais autônomos. Em suma, eles contam com regras e regularizações próprias. Diante disso, muitas pessoas perguntam se quem é MEI pode trabalhar com carteira assinada. Sendo assim, confira abaixo a resposta, bem como maiores detalhes dessa categoria.

É provável que você também goste:

Como fazer a minha Declaração Anual do MEI?

Quem é MEI pode trabalhar com carteira assinada?

Em suma, quem é MEI conta com um CNPJ próprio, e pode emitir notas fiscais e contar com os benefícios da Previdência Social. Para realizar o registro, é necessário acessar o Portal do Empreendedor.

A partir desse cadastro, você pode emitir o CCMEI (Certificado de Condição de Microempreendedor Individual). Nele, você pode consultar o novo nº de CNPJ e o comprovante da situação. Entretanto, existem algumas regras que é necessário respeitar, para se tornar um MEI.

Os pré-requisitos para microempreendedores individuais são:

  • Ter um faturamento anual de até R$81.000;
  • Não ser sócio ou titular em outra empresa;
  • Possuir no máximo um empregado contratado, que ganhe um salário-mínimo ou o piso para a categoria;
  • Se enquadrar na lista de ocupações que o governo permite para o MEI.
  • Por fim, você não pode ter ou abrir filiais.

Por enquanto, não existe nenhuma lei que impeça a atuação como CLT e MEI ao mesmo tempo. Sendo assim, quem é MEI pode mesmo trabalhar com carteira assinada. Inclusive, o MEI que atua com CLT pode usufruir de direitos do trabalhador. Ou seja, o FGTS, o 13º salário, e as férias remuneradas.

Já com relação ao INSSS, o colaborador segue contribuindo para a Previdência Social do regime CLT. Além disso, deve contribuir como MEI. E as duas contribuições se computam na hora de liberar a aposentadoria.

Por outro lado, o seguro-desemprego fica inacessível. É dito isso, pois o MEI é considerado uma fonte extra de renda. E assim, o seguro se disponibiliza apenas para quem não tem outra fonte de renda.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com