Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quem já está garantido no Bolsa Família em 2023? Confira

O Bolsa Família retornará como principal programa de distribuição de renda do país a partir do próximo ano. Veja quem terá direito!

A partir do ano que vem, com a posse do presidente Lula (PT), o Bolsa Família estará de volta no país. O programa de distribuição de renda para as famílias em situação de vulnerabilidade social foi criado pelo petista durante seus primeiros mandatos. Com o governo Bolsonaro, contudo, o Bolsa Família foi substituído pelo Auxílio Brasil.

Desde a campanha eleitoral, Lula fala sobre o retorno do programa e agora que foi eleito, a promessa será realizada. O valor do benefício deve ser mantido em R$ 600 e, ao que tudo indica, algumas famílias poderão contar com um adicional de R$ 150. 

Entretanto, algumas mudanças estão previstas. Nesse sentido, quem serão os brasileiros atendidos pelo programa no próximo ano?

Bolsa Família em 2023: quem recebe?

O Bolsa Família continuará contemplando as famílias em situação de extrema pobreza e pobreza, assim como o Auxílio Brasil. Porém, novos critérios devem ser implementados para que os brasileiros garantam os pagamentos. 

A equipe de governo já falou sobre regras relacionadas à saúde e educação dos brasileiros atendidos. Provavelmente, elas serão incorporadas ao Bolsa Família a partir de 2023. Confira quais são: 

  • Acompanhamento médico por parte das gestantes;
  • Carteira de vacinação infantil regular;
  • Frequência escolar de jovens e crianças adequada. 

Dessa forma, para impedir a interrupção do auxílio, as famílias terão de se adequar a essas novas regras. 

Pente-fino no programa social

Mesmo que o programa social esteja garantido para 2023, os brasileiros devem permanecer atentos. Isso porque o Ministério da Cidadania já anunciou um pente-fino para as famílias unipessoais inscritas no Cadastro Único, após suspeitas de fraudes, que deve permanecer até o ano que vem durante o governo Lula. 

Dessa forma, os dados do Cadastro Único devem sempre ser atualizados. A existência de irregularidades no cadastro gera o cancelamento do benefício. Para evitar esse tipo de situação, os beneficiários serão convocados para a regularização. 

Imagem: Tatiane Silva/shutterstock.com