Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quem pode se cadastrar atualmente no Minha Casa, Minha Vida?

Sonhando com a casa própria? Veja como o Minha Casa, Minha Vida pode te ajudar a conquistar seu primeiro imóvel.

O programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), criado em 2009, é um projeto do Governo Federal que visa auxiliar pessoas de baixa renda para a compra da casa própria. Desse modo, ele oferece subsídio e taxa de juros de financiamento imobiliário abaixo do valor de mercado, permitindo a compra de moradias populares de forma mais acessível.

Para 2024, há novas regras para o Minha Casa, Minha Vida que todos os interessados precisam conhecer. Isso porque compreender como funciona esse programa e como se cadastrar nele são passos relevantes para alcançar o sonho da casa própria.

Quem pode se inscrever no Minha Casa, Minha Vida em 2024?

Para participar do programa, as famílias precisam atender a algum dos requisitos, entre eles:

  • não possuir imóvel em seu nome;
  • ter na composição familiar pessoas com deficiência;
  • idosos e crianças e adolescentes;
  • estar em situação de risco ou vulnerabilidade social;
  • ter renda familiar anual de até R$ 96 mil (para moradores da área rural) ou renda familiar bruta mensal até R$ 8 mil (para moradores da área urbana).
Imagem de diversos imóveis em condomínio e a logo do programa Minha Casa, Minha vida no centro.
Imagem: Leonardo Dantas Teixeira / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Assim, quem se encaixa em uma das categorias do programa e deseja ter um imóvel próprio, certamente está diante de uma boa oportunidade. No entanto, assim como todo crédito, é preciso analisar se faz sentido no planejamento financeiro.

Também é preciso verificar se as condições do financiamento estão adequadas à realidade financeira do indivíduo. Portanto, para essa tarefa, contar com uma ferramenta de gerenciamento financeiro eficiente pode ser de grande valia.

Como funciona o programa Minha Casa, Minha Vida?

O financiamento Minha Casa, Minha Vida usa o Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e passou a funcionar com novas regras a partir de 2023. Portanto, as pessoas interessadas são divididas em faixas de renda, e para cada faixa existem benefícios diferentes.

Para a faixa 1, por exemplo, é possível ser contemplado com unidades habitacionais subsidiadas, construídas com recursos do Orçamento Geral da União ou através de financiamentos habitacionais com recursos do FGTS.

Dessa forma, a inscrição no Minha Casa, Minha Vida varia de acordo com a faixa na qual a família se enquadra. Para a Faixa 1, a inscrição é feita por meio de um cadastro no plano de moradias do município em que reside. Já para as famílias da faixa 2 e 3, é possível fazer o contrato de financiamento diretamente pelas unidades organizadoras ou pelo financiamento imobiliário da Caixa Econômica Federal.

Imagem: ACTS DATA STOCK / Shutterstock – Edição: Seu Crédito Digital