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Quem precisa atualizar o CadÚnico em agosto?

Mantendo o CadÚnico atualizado, milhares de famílias brasileiras garantem que os pagamentos dos benefícios não sejam interrompidos.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Para evitar que os pagamentos de benefícios sejam suspensos, cidadãos precisam atualizar o Cadastro Único (CadÚnico) até o dia 12 deste mês. Inconsistências e omissões podem afetar o cadastro de usuários em auxílios concedidos pela União.

O CadÚnico é muito importante, uma vez que trata-se de uma base de dados do Governo Federal. No banco, informações pessoais como nome, idade, peso, escolaridade e até mesmo renda são reunidos e averiguados.

Mantendo os dados atualizados, milhares de famílias brasileiras garantem que os pagamentos dos benefícios não sejam interrompidos. É partir do CadÚnico que as pessoas podem ter acesso ao Auxílio Brasil, por exemplo.

Ministério da Cidadania está noticiando famílias que precisam realizar a atualização do CadÚnico

Caso o governo encontre alguma inconsistência nas informações dos usuários, como endereço ou número de integrantes incorretos, por exemplo, existe a possibilidade do benefício recebido pela família ser cancelado.

De acordo com informações do Ministério da Cidadania, as famílias que estão sendo convocadas por meio de notificação são as que realizaram sua última atualização em 2016 ou 2017. Mas, caso algum cidadão esteja temeroso e queira descobrir se está entre os inscritos que precisam realizar a atualização, basta que ele:

  • Acesse o portal CadÚnico;
  • Clique na tela para dar início a consulta;
  • Clique em “Próximo” e depois em “Iniciar”;
  • Clique na opção “Consulta Completa”;
  • Informe CPF e senha cadastrados no Gov.br.

O que deve ser atualizado no CadÚnico

O CadÚnico deve ser atualizado a cada dois anos, mas a família também deve realizar o procedimento em casos de nascimento de um novo integrante, mudança de endereço, falecimento de um membro, redução ou aumento da renda familiar e troca da unidade escolar das crianças e adolescentes.

Situações como omissão de informações, dados inverídicos, não localização da família por um período igual ou maior que 48 meses, falecimento de integrantes não comunicados e outros podem levar a exclusão no CadÚnico.

Como atualizar dos dados cadastrados no CadÚnico

Antes de tudo, os usuários devem saber que o prazo para quem tem inconsistências no cadastro é até o dia 12 deste mês, enquanto para quem está com o cadastro desatualizado, o prazo é até o dia 31 de dezembro deste ano.

Para atualizar os dados, o responsável familiar deve ir até um posto de atendimento da assistência social da cidade em que vive e apresentar os documentos de todos os integrantes da família e um comprovante de residência.

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Imagem: Sidney de Almeida / Shutterstock.com