Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quem recebe o Auxílio Brasil será automaticamente transferido para o Bolsa Família?

Lula deve trazer de volta o Bolsa Família. Beneficiários do Auxílio Brasil questionam se serão automaticamente transferidos para o programa.

Ao assumir a presidência, em 2023, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve trazer de volta o Bolsa Família, uma das marcas de governo do petista. Com isso, o Auxílio Brasil, que substituiu o programa social durante o Governo Bolsonaro, retorna ao nome de origem.

Diante da situação que se desenha para o novo mandato, os beneficiários do Auxílio Brasil questionam se serão automaticamente transferidos para o Bolsa Família.

Beneficiários do Auxílio Brasil receberão o Bolsa Família?

Diante das informações que se tem atualmente, os beneficiários do Auxílio Brasil devem ser transferidos automaticamente para o Bolsa Família. No entanto, é preciso estar atento às novas regras para estar apto a receber o benefício.

Além dos dados atualizados no CadÚnico, o programa social será mais rigoroso quanto à fiscalização dos requisitos de seus contemplados.

O objetivo do novo governo é tornar maior a exigência com relação à carteira de vacinação e matrícula escolar das crianças, sendo critérios indispensáveis para a concessão do Bolsa Família.

Retorno do Bolsa Família

Criado em 2004, o programa social foi uma das principais medidas criadas por Lula em combate à pobreza e à extrema pobreza no país. O objetivo do Bolsa Família era garantir renda básica às famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

No ano de 2021, durante o Governo Bolsonaro, o programa foi substituído pelo Auxílio Brasil, que vigora atualmente, mas deve chegar ao fim em breve. Isso porque o presidente eleito já espera por meio de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) concluir as alterações.

O objetivo da proposta de emenda é de que não haja redução nas parcelas a partir de janeiro. Atualmente, o valor pago pelo Auxílio Brasil é de R$ 600, valor aprovado também por meio de PEC, mas que deve permanecer somente até dezembro.

Imagem: JERO SenneGs/shutterstock.com