Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quer trocar de carro em 2024? Saiba o que é o laudo cautelar

O laudo cautelar do carro é bastante importante para assegurar algumas questões na hora da venda. Entenda!

Se você está pensando em adquirir um veículo usado ou mesmo arrematou algum carro em leilão, é importante ter em mente que certos cuidados são fundamentais para evitar futuras dores de cabeça. Um deles é o laudo cautelar.  Este documento é consequência de uma vistoria que tem o objetivo de atestar o estado atual do veículo no momento da comercialização.

A vistoria não é obrigatória, mas é uma ferramenta que auxilia tanto vendedores quanto compradores na negociação. Assim, aumenta a confiança entre as partes, contribuindo para a satisfação de todos os envolvidos.

Como é a avaliação?

Na vistoria para obtenção do laudo cautelar são avaliados itens da parte estrutural do veículo como estado do chassi, motor, sistema de suspensão, freios e outros componentes essenciais para o bom funcionamento do carro. Além disso, é realizada uma conferência dos itens de identificação do veículo, como número de chassi e motor, bem como uma análise da documentação do automóvel.

No laudo é possível verificar até mesmo a espessura da camada de tinta do veículo para avaliar se há partes da carroceria com repintura, o que poderia indicar que houve algum conserto devido a um acidente, por exemplo. 

Contudo, é importante destacar que o serviço de avaliação mecânica acontece de forma separada da vistoria cautelar. A avaliação mecânica foca nas condições mecânicas do veículo, enquanto o laudo cautelar verifica outros aspectos.

Veja também:

Tarifa Social: veja como conseguir desconto na conta de luz em 2024

carros menos seguros do Brasil
Imagem: Virrage Images/shutterstock.com

Laudo Cautelar do carro é obrigatório?

Embora seja extremamente importante, o laudo cautelar não é um serviço obrigatório e, por isso, não é regulamentado e normatizado. Mas evidencia que o comprador está fazendo uma transação de maneira consciente, prevenindo possíveis problemas e é peça chave para uma negociação segura e transparente.

No Brasil, o DETRAN credencia as Empresas Credenciadas de Vistorias (ECVs) para realizar outro tipo de avaliação, a Vistoria Obrigatória de Transferência. Essa vistoria, diferente do laudo cautelar, avalia itens de segurança, identificação e documentação. A empresa realiza no momento em que o veículo passa de uma pessoa para outra.

O laudo cautelar tem um custo que varia entre R$ 200 e R$ 500. Contudo, esse valor pode variar de acordo com a região e o estado do veículo.

Imagem: Virrage Images/shutterstock.com