Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quite suas dívidas usando o FGTS, saiba como e quando é possível fazer

Quer saber como utilizar o seu saldo do FGTS para quitar dívidas? Então clique aqui e confira as dicas que nós reunimos para você!

Para muitos cidadãos que estão acumulando dívidas, a possibilidade de utilizar o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para quitação dessas obrigações financeiras surge como uma luz no fim do túnel.

No entanto, esta alternativa não é válida para todas as situações, tendo seu uso restrito à determinados contextos. É que o FGTS, por vezes visualizado como um “porta-moedas” emergencial, só está disponível para quitar dívidas contraídas em situações bastante específicas.

As dívidas atreladas a bancos, por exemplo, não podem receber quitação com saldo do FGTS, a menos que se opte pela retirada antecipada de parte do saldo, procedimento que é restrito a uma modalidade específica. Quer saber mais a respeito? Então confira tudo que nós reunimos nas próximas linhas.

Antecipação do FGTS: recurso para saque do FGTS

Um celular exibindo o logotipo do FGTS sobre algumas notas de 20, 50 e 100 reais. Ao lado, uma pequena pilha de moedas
Imagem: Etalbr / Shutterstock.com

A medida do Saque-Aniversário do FGTS, que permite a retirada de parte do saldo do Fundo de Garantia anualmente, é uma alternativa interessante para quem busca quitar dívidas. No entanto, fazer uso desta opção requer planejamento, já que haverá desconto automático das futuras parcelas depositadas na conta do trabalhador.

É necessário destacar que a escolha pelo Saque-Aniversário é opcional e a sua contratação precisa ser uma iniciativa do próprio trabalhador. Ele permite o saque de uma parte do valor disponível no Fundo.

A mudança para esta modalidade impacta todos os contratos de trabalho do contribuinte e, em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador não terá direito ao saque integral da conta, podendo sacar apenas o valor referente à multa rescisória.

Uso do saldo para financiamentos

O FGTS pode sim ser utilizado para a quitação de dívidas contraídas através de financiamentos imobiliários. Esta opção pode inclusive ser recorrida para o pagamento de até três parcelas em atraso do financiamento.

Veja também:

Bolsa Família: pessoas DESTES 5 estados receberam o valor antes

Contudo, é essencial se informar corretamente para não desrespeitar os limites e requisitos estabelecidos. Desse modo, você consegue se prevenir de endividamentos e organiza ainda melhor suas finanças e economias.

Imagem: chayanuphol / Shutterstock.com