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Rappi compra empresa de delivery brasileira para aumentar a rivalidade com iFood

Para aumentar o seu alcance no mercado de entregas, a Rappi compra empresa de delivery, intensificando a competição com o iFood. Confira!

Na última segunda-feira (10), a Rappi divulgou um acordo de aquisição de 100% da startup Box Delivery. Essa é uma companhia brasileira de delivery que faturou mais de R$ 200 milhões em 2022. O processo de compra está sendo analisado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

Entre as demandas da startup estão grandes restaurantes como Burger King, Pizza Hut, Zé Delivery e o McDonald’s.  

Apesar de o valor do negócio não ter sido anunciado pelas companhias, é possível observar que a negociação visa não só expandir os serviços de entrega da Rappi, como também busca aumentar a competitividade com o concorrente iFood.

Objetivo do acordo

Segundo o fundador e acionista majoritário da Box Delivery, Felipe Criniti, ao Valor, o negócio busca divulgar o serviço para mais marcas e expandir a empresa para outros mercados. 

Atualmente, a startup brasileira possui mais de 150 mil usuários na sua plataforma e conecta os entregadores às demandas dos restaurantes. Nesse sentido, a companhia funciona como um delivery last mile (última milha), sendo responsável pela entrega final de refeições ou produtos até a casa do cliente.

Assim, de acordo com o cofundador e presidente da Rappi, Sebastian Mejia, em entrevista à Bloomberg Línea, a expectativa é tornar o seu negócio entre os mais especializados da área de entregas sob demanda. 

“Provavelmente vamos ser uma das maiores empresas focadas em servir esse segmento de entregadores”, afirmou Mejia ao portal.

Maior aquisição da empresa desde a sua fundação

Essa aquisição representa não só a maior aquisição da Rappi desde a sua fundação, como também mostra a aprimoração da plataforma para competir com diretamente iFood. A análise e aprovação da compra deve ser concluída em até 45 dias pelo Cade.

Por fim, o negócio entre as empresas também mostra que a investidora da Box Delivery, Aliansce Sonae (ALSO3), optou por ser a nova acionista minoritária da companhia.

Rappi vs iFood

Vale destacar que essa compra acontece depois de o Cade ter realizado um acordo com o concorrente do Rappi, o iFood. Esse lidera o setor de entregas atualmente. 

Dois meses atrás, o Conselho tinha definido novas regras para equilibrar a área de delivery no Brasil. Isso porque diversas companhias questionaram a instituição sobre os contratos de exclusividade do iFood com diversos restaurantes.

Imagem: Jair Fonseca / Shutterstock.com