Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Reajuste do salário mínimo tem impacto sobre quais brasileiros? Veja

O número de brasileiros afetados pelo novo reajuste do salário mínimo é surpreendente. Os dados são do Dieese. Saiba mais!

De acordo com informações do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), o reajuste no salário mínimo tem impacto sobre 22,7 milhões de forma direta. O piso nacional subiu de R$ 1302 para R$ 1320 após determinação do Governo Federal no último domingo (30).

No Brasil, quando o salário mínimo passa por alterações, uma série de outros benefícios são modificados. Isso porque os auxílios costumam usar como base o valor correspondente ao piso nacional em vigência. 

Dessa forma, além dos 22,7 milhões de brasileiros, outros 31,3 milhões de pessoas são afetadas indiretamente. Assim, o valor total chega a 54 milhões, o que representa cerca de 25,4% da população brasileira. 

Impacto do salário mínimo 

O impacto sobre o salário mínimo alcança todos os brasileiros que recebem:

  • Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Seguro-desemprego;
  • Aposentadoria;
  • Pensão por morte;
  • Abono salarial PIS/Pasep

Além disso, o valor para entrada no Cadastro Único, que tem como base o piso nacional, também se altera. A plataforma é usada pelo Governo Federal para realizar os pagamentos dos auxílios sociais, como o Bolsa Família

Reajustes no salário mínimo

Em geral, o reajuste do salário mínimo é anunciado no final do ano, para entrar em vigor a partir do dia 1º de janeiro do ano seguinte. O valor do salário mínimo é definido por lei e é o menor valor que um empregador pode pagar a um trabalhador por hora trabalhada.

No entanto, este ano passou por uma exceção. Isso porque o valor do salário mínimo, que foi fixado no início de 2023, foi determinado pelo governo Bolsonaro e o presidente Lula (PT) tinha como uma das propostas de campanha um aumento real. Dessa forma, uma nova alteração foi anunciada para o mês dos trabalhadores.

No próximo ano, é provável que um novo piso seja anunciado logo no início de janeiro pela gestão e se mantenha em vigência pelo período de um ano, como o habitual.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com