Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Real Digital: quais benefícios a nova moeda trará

O Real Digital, moeda digital brasileira proposta pelo Banco Central, tem previsão de lançamento até 2024 e será como uma extensão virtual da moeda física. Esse novo recurso trará diversos benefícios ao cotidiano do brasileiro.

A moeda digital poderá fomentar novos modelos de negócio com uma economia digitalizada, por meio da acessibilidade de transações e inserção de contratos inteligentes, os chamados “smart contracts”. 

O Real Digital fará parte da Central Bank Digital Currency (CBDC), que é a categoria de moedas digitais dos bancos centrais.

É provável que você também goste:

Nova moeda digital brasileira: como vai funcionar o Real Digital?

Moeda digital: Brasil, EUA e China pretendem abandonar papel-moeda

Responsabilidade centralizada

A versão digital da moeda brasileira deverá modificar também o responsável pelo dinheiro. Hoje, as instituições financeiras são responsáveis pelo dinheiro em conta corrente. Com o dinheiro digital, a responsabilidade será diretamente do Banco Central, em novas contas que serão geradas.

A intermediação da distribuição do Real Digital ao público será feita pelos Custodiantes do Sistema de Pagamentos Brasileiro (CPB) e do Sistema Financeiro Nacional (SFN), e não haverá necessidade do Banco Central remunerar as instituições financeiras para isso.

Combate ao Crime

A tecnologia usada para a criação do Real Digital cumprirá as leis e recomendações internacionais que previnem crimes, como lavagem de dinheiro, financiamento ao terrorismo e financiamento da proliferação de armas de destruição em massa.

Grande parte dos países que fazem uso da moeda digital está estudando, avaliando ou experimentando projetos, dados operacionais e tecnológicos de um sistema de CBDC.

Inclusão Financeira

Os países veem na moeda digital um potencial para aperfeiçoar a efetividade do mercado de pagamentos de varejo e de impulsionar a concorrência e a inclusão financeira da população que ainda é atendida de forma inadequada por serviços bancários. 

Os impactos causados pela pandemia de Covid-19 mostraram a importância das ferramentas digitais de pagamentos chegarem aos segmentos mais vulneráveis da população, assim como aconteceu com o Caixa Tem, um aplicativo de serviço e transações bancárias idealizado para repassar o Auxílio Emergencial.

Há muitos anos o Brasil vem acompanhando o desenrolar da moeda digital e, em agosto de 2020, por meio da Portaria nº 108.092/20, o Banco Central organizou um grupo de trabalho para efetuar estudos sobre o lançamento da moeda digital pela instituição.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: ESB Professional / Shutterstock.com