Receita Federal faz ALERTA URGENTE para MEIs; confira
Um alerta urgente para MEI foi emitido pela Receita Federal a fim de evitar prejuízos para esse grupo. Saiba mais!
Um alerta urgente da Receita Federal para MEIs (microempreendedores individuais) se fez necessário para evitar que esse grupo sofra prejuízos. Trata-se de um golpe que promete descontos em tributos através de aplicativos de mensagens, como WhatsApp.
Dessa forma, os MEIs e os enquadrados no Simples Nacional recebem um código Pix para que eles possam fazer a quitação dos “tributos”. Saiba mais sobre essa fraude e os demais detalhes na sequência.
Alerta urgente da Receita Federal para MEIs sobre golpes

De acordo com o órgão, golpistas enviam mensagens via WhatsApp ou e-mail para os MEIs prometendo grandes descontos nos tributos. O texto ainda acompanha uma chave Pix para que a possível vítima faça esse pagamento.
O alerta urgente da Receita Federal se deu em um comunicado. O órgão enfatiza que não entra em contato com MEIs e os demais enquadrados do Simples Nacional via redes sociais ou e-mail. Além disso, a instituição deixa claro que não oferece descontos ou concede isenções via Pix, por exemplo.
Veja também:
PicPay lança grande novidade para clientes conseguirem dinheiro; saiba mais
Assim, embora essas mensagens acabem sendo atraentes àqueles que as recebem, é preciso sempre suspeitar esse tipo de envio e nunca realizar pagamentos antes de fazer a devida análise da sua veracidade.
O que mais diz o comunicado?
A Receita Federal deixa claro em seu alerta as formas que MEIs podem quitar os seus tributos. Desse modo, de acordo com o comunicado, “a quitação de DAS ou DAS-MEI para regularização de débitos é realizada exclusivamente no Portal do Simples Nacional”.
A nota continua dizendo que outra forma de pagar os tributos é através do Portal e-CAC, “por meio de acesso com código de verificação, certificado digital ou conta gov.br, com classificação prata ou ouro”, afirma a Receita Federal.
Portanto, os MEIs devem ficar atentos e não realizar pagamentos que não sejam dessas duas maneiras. Isso evita prejuízos e também que os golpistas tenham acesso a dados pessoais e financeiros desse grupo, por exemplo.
Imagem: voronaman / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital