Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Receita Federal vai liberar consulta ao lote residual do Imposto de Renda amanhã (23); veja se você vai receber

Mais um lote residual da restituição do Imposto de Renda será liberado em breve. Confira como realizar a consulta!

É do interesse de muitos brasileiros saber quando a restituição do Imposto de Renda será liberada pela Receita Federal. Agora, a espera finalmente chegou ao fim: nesta quinta-feira (23), a partir das 10 horas, a consulta ao segundo lote residual estará disponível no site do órgão.

Para verificar se você está incluído nesse lote, basta acessar a área Meu Imposto de Renda, no site da Receita Federal. No menu de serviços, clique em “Consultar a Restituição”. É uma consulta simples: informe o CPF, o ano da declaração (2023) e a data de nascimento. 

Além disso, vale ressaltar que a Receita fará o pagamento em 30 de novembro a 358.737 contribuintes. Os depósitos são realizados diretamente na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda.

Lote residual do Imposto de Renda: quem recebe?

Os contribuintes que caíram na malha fina do IR, mas depois regularizaram as pendências, recebem o lote residual. Ou seja, para receber, o contribuinte deve atender aos seguintes requisitos:

  • Ter declarado o Imposto de Renda do ano-base 2022;
  • Ter caído na malha fina;
  • Ter regularizado as pendências junto à Receita Federal.

Veja também:

Desemprego diminui no 3º trimestre no Brasil, segundo o IBGE

Na imagem, celular com logo da Receita Federal e ao fundo o leão do Imposto de Renda
Imagem: Pamela Marciano / shutterstock.com

Apesar do grande número de contribuintes contemplados nesse lote residual, é importante ressaltar que existem aqueles que são considerados como prioridade legal. Esses contribuintes, por lei, têm o direito de receber a restituição do Imposto de Renda antes dos demais. São eles:

  • Contribuintes idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
  • Idosos acima de 60 anos e pessoas com alguma deficiência ou moléstia grave;
  • Pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • Pessoas que optaram por fazer a declaração pré-preenchida ou que pediram a restituição via Pix.

Depois, finalizada a lista, a Receita passa a pagar os brasileiros que não atendem aos critérios prioritários. O mesmo acontece para a liberação dos lotes da restituição do IR.

Imagem: Pamela Marciano / shutterstock.com