Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Reforma tributária está “madura”, afirma Alckmin

Para Alckimin, o andamento da reforma será possível graças ao empenho de Lula, Haddad e os apoios dos presidentes da Câmara e do Senado

O vice-presidente da República e ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou nesta quarta-feira (8), que a reforma tributária está “madura”. De acordo com as declarações de Alckmin durante entrevista ao jornalista Pedro Bial, no programa Conversa com Bial, a reformulação da política de tributação do país “vai andar” no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Para o vice-presidente, o andamento da reforma será possível graças ao empenho do chefe do Executivo, a convicção da necessidade da reforma por parte do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), bem como os apoios dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. 

“Estou confiante de que a reforma tributária vai andar. Acho que é uma oportunidade de o mundo político mostrar capacidade de diálogo e mostrar resultado. Esta é uma reforma que faz o PIB (Produto Interno Bruto) crescer. Pode crescer 10% em 15 anos. Traz eficiência econômica e está madura”, afirmou Alckmin.

Reforma deve ter sentido de urgência 

De acordo com Alckmin, a reforma tributária deve ter sentido de urgência. “Não pode perder o primeiro ano. Se possível, no primeiro semestre já tem que votar no primeiro turno. É a lua de mel, não pode perder essa força do voto”, afirmou o vice-presidente em entrevista. 

“Para quem perde a eleição, quatro anos é um século, para quem ganha, quando você abre o olho, acabou. Tem que ser rápido”, concluiu Alckimin.

O que propõe a reforma tributária?

A reforma tributária é um projeto que visa a mudar a política de cobranças dos impostos, assim como o percentual de contribuição. A reformulação tem como objetivo simplificar a arrecadação da União, além de gerar maior transparência ao processo de cobrança de tributos. 

Dessa forma, a medida incentivaria o consumo e os investimentos por meio de uma taxação mais simples. Para Pessoas Jurídicas (PJs), a reforma tributária deve contribuir com a geração de negócios e empregos no país, já que facilitaria aos empresários cumprirem com obrigações tributárias.

Imagem: BW Press / Shutterstock