Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Paulo Guedes quer evitar reforma tributária que piore a situação atual

Confira o pronunciamento feito pelo Ministro da Economia na última sexta-feira (20)

Em meio às mudanças na reforma tributária inseridas pelo Congresso, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou na sexta-feira (20) que prefere que não haja nenhuma reforma a ter uma proposta que resulte na piora do sistema atual. Guedes deu a declaração durante audiência pública no Senado. “Tem muita gente gritando que está piorando, mas é quem vai começar a pagar. Temos que ver mesmo se vai piorar ou não. Se chegarmos mesmo a conclusão que vai piorar, eu prefiro não ter”, afirmou.

Economia: Paulo Guedes diz querer evitar reforma tributária

Além disso, Guedes também reforçou o compromisso do governo em não aumentar a carga tributária, evitando a perda de receitas para estados e municípios. “E piorar, para mim, é aumentar imposto, tributar gente que não pode ser tributada, fazer alguma coisa que prejudique estado ou município, que eu acho que não está prejudicando”, acrescentou.

Ademais, Guedes ressaltou que acredita que a proposta do governo não deve resultar em prejuízo para os cofres públicos. Isso porque, na visão do ministro, o crescimento da economia elevará a arrecadação, o que abriria espaço para a redução do Imposto de Renda das empresas, por exemplo. Por outro lado, as receitas com vendas de imóveis e privatizações poderiam compensar eventuais perdas de receita.

“Ninguém vai perder. Não vamos perder também e, se perder, prefiro perder um pouquinho. Porque o ritmo de negócios para o ano que vem nós já vamos arrecadar de novo com essa reforma também. Vai ter uma boa base. Porque estamos trazendo gente que nunca pagou para atualizar, tem atualização de imóveis, tem uma porção [de medidas]”, declarou Guedes.

Por fim, nas últimas semanas, o mercado financeiro tem tido dúvidas em relação as mudanças recentes feitas pelo relator da reforma do Imposto de Renda, o deputado Celso Sabino (PSDB-BA). Ademais, entidades de prefeitos e de governadores também têm rejeitado o texto atual, justamente por temerem as perdas mencionadas acima, uma vez que o Imposto de Renda é partilhado com os governos locais.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: A.RICARDO / shutterstock.com