Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Reforma tributária: setor de serviços deve registrar aumento de preços

Para a maioria das empresas de serviços, a reforma tributária pode representar um aumento em suas cargas tributárias. Entenda!

Na última sexta-feira (15), a Câmara dos Deputados aprovou a Reforma Tributária. No entanto, a medida tem levantado diversas discussões sobre seu impacto para os diversos setores da economia, particularmente os serviços em geral. 

Assim, com uma alíquota de IVA dual, o cenário parece favorável para empresas cuja cadeia produtiva não é longa. No entanto, a mudança representa um aumento significativo na tributação para essas empresas, passando de 9,25% para 27,5%.

Qual o impacto da reforma tributária no setor de serviços

Assim, algumas estimativas indicam que essa tributação mais alta para serviços será compensada por outros elementos, como a expansão da economia e a simplificação do atual sistema tributário. No entanto, esse panorama levanta várias questões sobre a viabilidade e a eficácia dessas medidas compensatórias.

Portanto, para a maioria das empresas de serviços, a reforma tributária pode representar um aumento em suas cargas tributárias. Pois, a alíquota de IVA dual proposta é superior à atual combinação de PIS e Cofins. Contudo, algumas empresas, como aquelas que prestam serviços de transporte coletivo e de saúde, entre outros, receberão uma alíquota reduzida em 60%.

Mão segurando papel escrito "reforma tributária" sobre panos da cor verde e amarela. Ao fundo, é possível ver, adicionados via colagem, moedas, notas e calculadoras
Imagem: rafastockbr/Shutterstock.com

Como a mudança afeta o consumidor

Enfim, com a nova estrutura tributária, os consumidores podem esperar ver mudanças nos preços dos serviços. Pois, as empresas de streaming e aplicativos de transporte e entrega de comida, por exemplo, passarão a pagar uma alíquota maior; Todavia, o Ministério da Fazenda garante que uma redução no preço da energia elétrica compensará esses aumentos.

Além disso, fica considerado também a instituição do Imposto Seletivo, que incidirá sobre produtos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Assim, essa tributação poderá impactar o preço de bebidas alcoólicas, cigarros e alimentos com excesso de açúcar ou sal.

Veja também:

Governo anuncia medidas para baratear passagens aéreas; confira

Além disso, a reforma tributária traz mudanças significativas para a cobrança de impostos sobre heranças e doações, pois as famílias mais ricas pagarão mais. 

Imagem: rafastockbr/Shutterstock.com