Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Reforma tributária: veja o que muda nos impostos

A reforma tributária propõe alterar a sistemática da cobrança de impostos, buscando simplificar a tributação para empresas e cidadãos. Veja!

Após quase quatro décadas de discussões, o Congresso Nacional finalmente promulgou a Reforma Tributária. Dessa forma, a criação de um novo sistema de impostos no país ocorreu oficialmente. Dessa forma, a reforma propõe alterar a sistemática da cobrança de impostos no Brasil, buscando simplificar a tributação para empresas e cidadãos e facilitar o crescimento econômico.

Assim, com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Reforma Tributária, no lugar da multiplicidade de impostos atual, o país adotará um modelo baseado no Imposto sobre Valor Agregado, o IVA. Pois, a maioria dos países ao redor do mundo adotam esse sistema, que é uma maneira mais eficiente de tributação.

Como a reforma tributária irá mudar os impostos

Portanto, com o novo sistema, haverá uma unificação dos tributos: PIS, Cofins e IPI irão virar Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), o IVA federal. Enquanto isso, a unificação do ICMS e ISS ocorrerá no Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), o IVA estadual.

No entanto, as mudanças não aconteceram de forma imediata, já que todas as mudanças tributárias seguirão um cronograma específico. Assim, em 2026, a unificação dos impostos começará, com a aplicação de uma alíquota única de teste.

Veja também:

INSS: julgamento da revisão da vida toda fica para 2024

Já a partir de 2027, o novo CBS entrará em vigor, extinguindo o PIS e Cofins, e zerando as alíquotas do IPI para produtos que impactam a Zona Franca de Manaus. No entanto, a tributação sobre rendimentos, incluindo potenciais alterações no Imposto de Renda, será objeto de uma segunda etapa da reforma.

Pessoa segurando papel escrito "reforma tributária" sobre panos da cor verde e amarela.
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Principais pontos da reforma

Com a Reforma Tributária, a tributação será simplificada, sendo que o CBS e o IBS terão uma mesma alíquota em todo o Brasil e terão incidência sobre o consumo. Além disso, haverá a produção de créditos tributários ao longo da cadeia produtiva para evitar a incidência em cascata, ou seja, imposto cobrado sobre imposto.

Ademais, alguns setores terão redução de 60% nas alíquotas, enquanto outros terão as alíquotas totalmente zeradas. Já as alíquotas definitivas serão definidas posteriormente, por meio de uma lei complementar, após cálculos do Ministério da Fazenda.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com