Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Regras da nova CNH: quando vou precisar trocar de documento?

A nova CNH tem elementos gráficos que reduzem a chance de fraudes, além de um QR Code com todas as informações sobre o motorista.

Está disponível no Brasil, a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Diante disso, desde junho de 2022, ela vem sendo produzida. Porém, de forma elevar a segurança e melhorar a execução da legislação, a nova CNH recebeu algumas regras. 

Portanto, é essencial que os motoristas conheçam as novas leis para não desrespeita-las. Exemplo disso, é quando, de fato, o motorista pode fazer a troca do documento. Abaixo, confira mais detalhes.

Quais são as regras da nova CNH?

Em suma, a substituição do modelo antigo pela nova CNH vai acontecer de forma gradativa. Ou seja, a carteira só será atualizada quando os motoristas precisarem fazer a renovação dela. Sendo assim, diferente do que muitos acreditam, não é necessário atualizar para a nova CNH até 2023. 

As pessoas que solicitarem a primeira CNH já devem receber o novo documento e, para isso, é necessário ter mais de 18 anos, ter o seu CPF ativo e ainda ser alfabetizado. Para fazer a inscrição, é preciso se cadastrar em um formulário online, que está disponível no site do Detran de cada estado. 

Para participar do curso para a primeira habilitação, é preciso pagar uma taxa de inscrição. Além disso, o interessado precisa fazer exames físicos e psicológicos, bem como aulas teóricas e práticas. 

Atualmente, os brasileiros também podem usar a CNH Digital, que pode ser acessada via aplicativo de celular (Android ou iOS). Você também pode acessar o documento do veículo, já que o Detran não manda mais o documento físico. 

Vale ressaltar ainda que a nova CNH tem elementos gráficos que reduzem a chance de fraudes. Exemplo disso são os elementos com tinta fluorescente, que pode ser vista com luz ultravioleta.

Por fim, vale ressaltar que o documento vai conter um QR Code. Nesse código, haverá informações dos motoristas que poderão ser acessadas de forma mais simples pelos agentes de trânsito. 

Imagem: rafapress / shutterstock.com