Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Regras trabalhistas: o que muda com o fim do estado de emergência da covid

A pandemia não mudou apenas as formas de consumo dos brasileiros, mas também o jeito de trabalhar. Em suma, muitas foram as alterações nas regras trabalhistas com a criação do estado de emergência, como o uso de obrigatório de máscaras e o trabalho remoto. E assim todas as empresas precisaram se adequar às regras para prosseguir em funcionamento.

Agora, com o anúncio do governo de fim do estado de emergência da covid-19, todas as empresas não vão mais precisar cumprir com as normas de trabalho estabelecidas. Diante disso, o que muda agora? Confira abaixo todos os detalhes.

É provável que você também goste:

INSS: é possível se aposentar aos 55 anos?

Começa a valer a medida provisória com regras para o home office

O que muda nas regras trabalhistas com o fim do estado de emergência da covid-19

De acordo com alguns especialistas, o fim do estado de emergência, significa também um período de readaptação. Sendo assim, as empresas precisam esperar o anúncio do governo sobre as novas normas, antes de promover as mudanças. É o que disse Ricardo Calcini, especialista nas relações trabalhistas e sindicais, para o portal G1.

Em suma, Calcini diz que o decreto revogador do estado de emergência, que ainda não foi divulgado, pode trazer regras ou exceções específicas. Diante disso, confira abaixo, algumas mudanças que podem acontecer em breve:

  • Fim da obrigatoriedade do uso de máscaras;
  • Dispensa das medidas de distanciamento social no ambiente de trabalho;
  • Funcionários com sintomas de gripe não serão mais afastados sem teste positivo da covid;
  • Com o fim do estado de emergência, a empresa pode pedir o retorno ao trabalho presencial das gestantes;
  • Caso deseje, a empresa pode manter o home office;
  • Além disso, não há mais a necessidade de priorizar o home office para os funcionários que possuam mais de 60 anos o comorbidades.

Por fim, vale ressaltar que as empresas podem adotar regras próprias para o retorno presencial.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Aleksandar Malivuk / Shutterstock.com