Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Relembre 8 grandes empresas que entraram em crise em 2023

Confira a lista com as 8 empresas que entraram em crise em 2023 e os motivos que as levaram a pedir recuperação judicial!

Desde o início do ano, o mundo das finanças teve grandes impactos com os diversos pedidos de recuperação judicial em razão das dificuldades financeiras das companhias. Logo, veja quais são as 8 empresas que entraram em crise em 2023.

Contudo, antes disso, vale destacar que, até o terceiro trimestre, 3.872 companhias entraram com o pedido de recuperação no, de acordo com os dados da RGF Consultoria. Continue a leitura!

8 empresas que entraram em crise em 2023

Dessa forma, relembre quais foram as grandes empresas que passaram por momentos financeiros difíceis neste ano.

Americanas

mão segurando um aparelho celular deitado, abrindo o aplicativo da Americanas e ao fundo uma tela de notebook com o site da Americanas aberto
Imagem: T. Schneider / Shutterstock.com

A Americanas revelou um rombo contábil bilionário em ainda janeiro, resultando na saída do presidente Sergio Rial e queda de quase 80% nas ações. Ainda, no dia 19 daquele mês, a empresa pediu recuperação judicial, retirando suas ações da B3. O plano de recuperação foi aprovado em dezembro, apresentando uma dívida final de R$ 50 bilhões.

Oi

A Oi também compõe a lista de empresas que entraram em crise em 2023. Após vender uma série de ativos, como as suas operações de telefonia móvel para as rivais Telefônica Brasil, TIM e Claro, a companhia obteve um plano de recuperação aceito pelo seu Conselho de Administração.

Starbucks (SouthRock)

Dona das franquias Starbucks e Primo Cappo no Brasil, a SouthRock optou pela recuperação judicial devido à instabilidade e falta de confiança no país. Ademais, também citou as incertezas relacionadas à taxa Selic e as constantes variações cambiais.

123 Milhas

A 123 Milhas, uma empresa de venda de passagens aéreas, também aderiu à recuperação judicial após o não atendimento das expectativas em relação ao seu pacote promocional e o aumento expressivo nos preços das passagens aéreas no pós-pandemia.

Confira o restante das companhias

Abaixo, siga a leitura com as outras 4 empresas que entraram em crise em 2023.

Grupo Petrópolis

A queda no consumo das bebidas de suas marcas, como Itaipava, Crystal e Petra, o Grupo Petrópolis foi o principal problema da marca. Em 2020, por exemplo, a empresa vendeu 31,2 milhões de hectolitros de bebida, número que caiu para 26,4 em 2021 e 24,1 milhões em 2022.

Livraria Saraiva

Depois de não conseguir renegociar dívidas com fornecedores e de tentar operar apenas no e-commerce, a Livraria Saraiva teve a falência decretada, pondo fim à expectativa de uma recuperação. Logo, ela também entra na lista de empresas que entraram em crise em 2023.

Livraria Cultura

Parecendo seguiu o mesmo caminho, a Livraria Cultura teve a falência decretada, porém conseguiu suspender o processo mediante liminares. Ademais, a empresa já tinha pedido recuperação judicial em 2018, citando dívidas que chegavam a R$ 285,4 milhões.

Veja também:

Vale-gás 2024 tem calendário divulgado; confira as datas de saque

Light

Por fim, a responsável pela distribuição de energia no Rio de Janeiro sofreu furtos de luz na cidade, o que contribuiu para a queda na arrecadação e gerou prejuízos financeiros. Apesar de continuar com a recuperação judicial, a primeira assembleia de credores para discutir um plano será realizada apenas em março de 2024.

Imagem: T. Schneider / Shutterstock.com