Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Renegociação de dívidas: dicas para aliviar o orçamento e recuperar a saúde financeira

O endividamento é um problema que afeta muitas pessoas. Confira algumas dicas para renegociar as dívidas com bons acordos!

O endividamento é um problema que afeta a vida de muitas pessoas e pode comprometer a saúde financeira, causando estresse e preocupações. Muitas vezes, a falta de planejamento, imprevistos e o consumo descontrolado levam a uma situação de dívidas, o que dificulta o equilíbrio do orçamento familiar e a realização de projetos pessoais. 

O percentual de brasileiros endividados em 2023 chegou a 77,91%, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Além disso, o último levantamento da Serasa divulgou que 69,43 milhões de pessoas estão com o nome restrito no país. 

Nesse contexto, a renegociação de dívidas surge como uma alternativa para aliviar a pressão no orçamento e retomar o controle das finanças. Esse é um processo que o então devedor busca um acordo com o credor para modificar as condições de pagamento. Confira como renegociar dívidas e conseguir boas condições. 

Como funciona a renegociação de dívidas?

A renegociação começa com a identificação das dívidas que se pretende negociar. Em seguida, o devedor deve entrar em contato com os credores e expor sua situação financeira, demonstrando interesse em cumprir suas obrigações, mas pedindo condições mais favoráveis para o pagamento. 

Assim, o credor, por sua vez, pode aceitar ou recusar a proposta de renegociação, ou apresentar uma contraproposta. Desse modo, o processo de renegociação envolve diálogo e negociação, e é essencial buscar um acordo que seja vantajoso para ambas as partes.

Dicas para conseguir uma negociação com as melhores condições

Uma boa negociação de dívidas pode fazer com que o cliente alcance boas condições de pagamento. Sendo assim, confira algumas dicas para conseguir um bom acordo com o credor. 

  • Conheça sua situação financeira: antes de iniciar a renegociação, analise seu orçamento e entenda quanto você pode pagar mensalmente sem comprometer outras despesas essenciais;
  • Pesquise taxas de juros e condições: compare as taxas e condições oferecidas por diferentes credores e use essas informações para negociar com seu atual credor;
  • Seja honesto: explique sua situação financeira e o motivo pelo qual precisa renegociar as dívidas. A transparência pode ajudar a criar empatia e facilitar o acordo;
  • Tenha uma proposta em mente: apresente uma proposta de renegociação realista e que esteja dentro das suas possibilidades de pagamento;
  • Não aceite a primeira oferta: negocie com o credor até chegar a um acordo que seja realmente vantajoso para você;
  • Documente o acordo: após fechar a renegociação, solicite um documento formalizando as novas condições de pagamento e guarde-o para eventuais consultas.

Imagem: giggsy25/ Shutterstock.com